NOMADISMO, CURRÍCULOS E COTIDIANOS ESCOLARES: OU SOBRE UMA POLÍTICA NÔMADE PARA O CORPO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.45770Keywords:
Nomadismo, Currículos, Cotidianos escolares, Filosofia da diferençaAbstract
Trata-se de um dos desdobramentos da pesquisa de doutorado que problematiza as relações entre corpo, currículos e cotidianos escolares a partir do campo epistemológico da filosofia da diferença. O estudo propõe pensar as relações de poder-disciplina-controle dos corpos por vias prescritivo-documentais e nas práticas-políticas curriculares tecidas nos cotidianos escolares como desencadeadoras de uma experimentação corpo sem órgãos (CsO) que, por sua vez, tece uma política nômade para o corpo. Ao dialogar com Deleuze e Guattari, Foucault, Kafka e outros intercessores e ao nos agenciar ao corpo metamorfoseado de Gregor Samsa, suspeita-se que resistir e criar são possibilidades dos corpos que transitam pelas escolas praticando um currículo menor.
References
BARROS, Gustavo de A; MUNARI, Silvio Ricardo; ABRAMOWICZ, Anete. Educação, cultura e subjetividade: Deleuze e a diferença. Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 1, jan./maio, 2017. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/2186. Acesso em: 10 set. 2019.
BRITO, Maria dos Remédios. Entre as linhas da educação e da diferença. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
DELEUZE, Gilles. Conversações, 3. ed.São Paulo: Editora 34, 2013.
______. O ato de criação.Folha de São Paulo, São Paulo, 27 jun. 1999. Disponível em: https://lapea.furg.br/images/stories/Oficina_de_video/o%20ato%20de%20criao%20-%20gilles%20deleuze.pdf Acesso em: 15 set. 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed.São Paulo: Editora 34, 2011.v.1
______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed.São Paulo: Editora 34, 2012.v.3.
______. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012. v. 5
______. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
______. O que é a filosofia?3. ed.São Paulo: Editora 34, 2010.
______. Kafka: por uma literatura menor. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta,1998.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. 3. ed.São Paulo: Paz e Terra, 2015.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
GALLO, Silvio. Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: CAMARGO, Ana Maria F. de; MARIGUELA, Márcio (org.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha Editores, 2007.
______.Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2016.
______. Em torno de uma educação menor. Educação e Realidade, Porto Alegre: Faculdade de Educação da UFRGS, v. 27, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926 Acesso em: 12 set. 2019.
KAFKA, Franz. A metamorfose e o veredicto. Porto Alegre: L&PM, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License