REFLETINDO SOBRE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM TEMPOS DE PANDEMIA - RABISCOS, RISCOS E DISCRETAS OUSADIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.66426Keywords:
educação em saúde, educação popular em saúde, biopolítica, pandemia de covid-19Abstract
Este ensaio tem o objetivo de problematizar os efeitos e movimentos produzidos pelas ações de educação em saúde quando massificadas, em especial, no contexto da pandemia de covid-19. Para tanto, incialmente, ele retoma o histórico do desenvolvimento das atividades de educação em saúde no Brasil, buscando entender os diferentes formatos que ela assumiu, e assume ainda hoje, nas políticas e nos serviços públicos de saúde. A educação popular em saúde, que tem como base teórica os trabalhos de Paulo Freire aparece, então, como um importante desdobramento destas atividades em nosso país, a partir dos anos de 1980. As análises que se seguem utilizam os trabalhos de Michel Foucault notadamente os conceitos de biopolítica e governamentalidade para pensar criticamente, este processo, aprofundando o debate sobre o tema no contexto atual, imerso na pandemia da covid-19. Mesmo diagnosticando o lugar paradoxal que ocupa a educação em saúde no interior da saúde pública e da governamentalidade neoliberal, procura-se estabelecer um diálogo a partir dela, no intuito de facultar a invenção de novos sentidos, a produção de novas realidades.
References
AQUINO, J.G. La teorización foucaultiana y sus efectos sobre el campo educativo. In: Cortés, O.P.; Vaca, M.T.S.; Bernal, O.O.P. (comp.) Pensar de outro modo: herramientas filosóficas para investigar em educación. Tunja, Colombia, 2017, p. 17-27.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2002
FOUCAULT, M. Segurança, território, população. São Paulo: Martins Fontes, 2008a
FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b
FOUCAULT, M. Crise da medicina ou crise da antimedicina? In: Motta M.B. (org.) Ditos e Escritos VII. Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011, p. 374-393.
FURTADO, M.; SZAPIRO, A. Promoção da Saúde e seu Alcance Biopolítico: o discurso sanitário da sociedade contemporânea. In Saúde Soc. São Paulo, v.21, n.4, p.811-821, 2012
HESS, R. Do efeito Mühlmann ao princípio de falsificação: instituinte, instituído, institucionalização. Mnemosine Vol.3, nº2, p. 148-163, 2007
L’ABBATE, S. O analisador dinheiro em um trabalho de grupo realizado num hospital universitário em Campinas: revelando e desvelando as contradições institucionais. In: Rodrigues & Altoé (orgs) SaúdeLoucura nº 8. Análise Institucional, São Paulo: Hucitec, 2004, p. 79-99.
LAPASSADE, G. El analizador y el analista. Barcelona: Gedisa, 1979.
LAVAL, C. Foucault, Bourdieu e a questão neoliberal. São Paulo: Elefante, 2020.
LEMKE, T. Foucault, governamentalidade e crítica. São Paulo: Politeia, 2017.
LYPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companha das Letras, 2007.
LOURAU, R. Analyse institutionnelle et question politique, L’homme et la société n° 29-30, 1973.
LOURAU, R. Dos indicadores sociais aos analisadores sociais. Mnemosine. v. 16, n.1, 2020, p.232-246.
MACIEL, M. Educação em saúde: conceitos e propósitos. Cogitare Enferm. Curitiba, v. 14, n. 4, p. 773-776, 2009.
MACINKO, J.; MENDONÇA, C. Estratégia Saúde da Família, um forte modelo de Atenção Primária à Saúde que traz resultados. Saúde debate, Rio de janeiro, v. 42, número especial 1, p. 18-37, setembro 2018.
MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo: N-1, 2018.
MELO, L. Análise biopolítica do discurso oficial sobre educação em saúde para pacientes diabéticos no Brasil. Saúde Soc. São Paulo, v.22, n.4, p.1216-1225, 2013.
MEYER, D. el al. “Você aprende. A gente ensina?” Interrogando relações entre educação e saúde desde a perspectiva da vulnerabilidade. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 22, n. 6, p. 1335-1342, 2006.
MOREL, C.; PEREIRA, I.; LOPES, M. Educação em saúde: devemos insistir? In MOREL, C.; PEREIRA, I.; LOPES, M. (org.). Educação em saúde: material didático para formação técnica de agentes comunitários de saúde. Rio de Janeiro: EPSJV, 2020, p. 16-18.
MOREL, A. Da educação sanitária à educação popular em saúde: reflexões sobre a pandemia do coronavírus. In Revista Estudos Libertários (REL), UFRJ, Rio de Janeiro, vol. 2. n 3; ed especial n. 1, 2020.
RODRIGUES, H. B. C. Análise institucional francesa e transformação
social: o tempo (e contratempo) das intervenções. In: RODRIGUES, H.B.C.;
ALTOÉ, S. (Orgs.). SaúdeLoucura nº 8. Análise Institucional. São Paulo: Hucitec, 2004, p.115-164.
ROSE, N. Inventando nossos selfs: psicologia, poder e subjetividade. Petrópolis: Vozes, 2011.
SANT'ANNA, D. B. Transformações do corpo: controle de si e uso dos prazeres. In: RAGO, M.; ORLANDI, L.B.L.; VEIGA-NETO, A. (orgs.). Imagens de Foucault e Deleuze: ressonâncias nietzschianas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 99-110
SILVA, C. et al. Educação em saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Ciênc. saúde coletiva. Rio de Janeiro, v.15, n.5, p. 2539-2550, 2010.
SILVA, L. Entre Conceito e Carne: os usos de Foucault para ler a pandemia do novo coronavírus. In Dossiê Gênero, memória e cultura Arquivos do CMD, vol 8, n.2. Jul/Dez 2019.
SOTIRIS, P. Coronavirus contra Agamben. Por una biopolítica popular. Uninómada Sur, 2020. Disponível em: https://uninomadasur.net/?p=2575. Acesso em 01 nov 2021.
STOTZ, E. A educação popular nos movimentos sociais da saúde: uma análise de experiências nas décadas de 1970 e 1980. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 9-30, 2005.
VASCONCELOS, E. Educação Popular e atenção à saúde da família. São Paulo: Hucitec, 2001.
WEBER, C. Programa de Saúde da Família e o Governamento das Populações. Educ. Real., Porto Alegre, v. 36, n. 3, p. 867-882, set./dez. 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License