Educação e Cultura para a Democracia em Darcy Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.31709Keywords:
Darcy Ribeiro, história da educação no Rio de Janeiro.Abstract
O artigo analisa a participação de Darcy Ribeiro na criação de instituições, bem como na implantação de políticas inovadoras no âmbito da educação e da cultura brasileiras. Está dividido em três seções: a primeira, se reporta aos diferentes projetos com os quais ele se envolveu, sempre em contextos democráticos, exercendo uma intervenção bem específica na organização do ensino. A segunda, aborda as ideias que ele apresentou como eixos orientadores de sua ação politica e de seu posicionamento intelectual, em especial durante o período em que ele atuou como Senador da República (1991-1997). A terceira e última parte analisa o padrão de conduta política e intelectual adotado por Darcy Ribeiro em suas intervenções na educação pública, no âmbito executivo ou legislativo.References
BOMENY, Helena Maria Bousquet. Darcy Ribeiro: Sociologia de um indisciplinado. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.
BRANDÃO, Z. e MENDONÇA, A. W. Uma tradição esquecida: Por que não lemos Anísio Teixeira? Rio de Janeiro, Editora Forma e Ação, 2 edição (pp. 103-176), 2008.
GOMES, Candido Alberto . MEC: Coleção Grandes Educadores. MEC-Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
HEYMANN, Luciana. O lugar do Arquivo: a construção do legado de Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro, Contracapa, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License