Educação e Cultura para a Democracia em Darcy Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.31709Palabras clave:
Darcy Ribeiro, história da educação no Rio de Janeiro.Resumen
O artigo analisa a participação de Darcy Ribeiro na criação de instituições, bem como na implantação de políticas inovadoras no âmbito da educação e da cultura brasileiras. Está dividido em três seções: a primeira, se reporta aos diferentes projetos com os quais ele se envolveu, sempre em contextos democráticos, exercendo uma intervenção bem específica na organização do ensino. A segunda, aborda as ideias que ele apresentou como eixos orientadores de sua ação politica e de seu posicionamento intelectual, em especial durante o período em que ele atuou como Senador da República (1991-1997). A terceira e última parte analisa o padrão de conduta política e intelectual adotado por Darcy Ribeiro em suas intervenções na educação pública, no âmbito executivo ou legislativo.Citas
BOMENY, Helena Maria Bousquet. Darcy Ribeiro: Sociologia de um indisciplinado. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2001.
BRANDÃO, Z. e MENDONÇA, A. W. Uma tradição esquecida: Por que não lemos Anísio Teixeira? Rio de Janeiro, Editora Forma e Ação, 2 edição (pp. 103-176), 2008.
GOMES, Candido Alberto . MEC: Coleção Grandes Educadores. MEC-Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
HEYMANN, Luciana. O lugar do Arquivo: a construção do legado de Darcy Ribeiro. Rio de Janeiro, Contracapa, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional