A maneira de fazer história de Michel Foucault: Dialogando com A história da sexualidade 1
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54581Keywords:
Foucault, genealogia, históriaAbstract
O presente artigo analisa a maneira de fazer história proposta por Michel Foucault, em especial a sua discussão sobre a genealogia como método histórico. Buscamos entender a crítica que o autor faz sobre a história teológica e teleológica, em que alguns historiadores demonstram a necessidade de buscar as origens dos acontecimentos e as descrevem de maneira linear. A nossa preocupação é entender os dispositivos utilizados por Foucault para construir a sua História da sexualidade. Para efeitos deste artigo, nos dedicaremos exclusivamente ao volume 1, cujo subtítulo é: a vontade de saber. Em tal livro, Foucault (1988) defende a tese de que o discurso, produzido na modernidade, sobre sexo, ao invés de reprimi-lo, acabou estimulando que se estabelecesse um valor mercantil para o sexo. Para isso, construímos este texto demonstrando a proposta foucaultiana de história em relação à origem das coisas, tendo como objeto a crítica à história universal. Como conclusão, discutimos a questão do poder tendo como foco a história da sexualidade.
References
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. Nietzsche, a genealogia, a história. In: ______. Ditos & escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a.
FOUCAULT, Michel. O que é o Iluminismo? Paris: Collège de France, 1983. Curso transcrito por Katharina Von Bülow.
FOUCAULT, Michel. O que são as Luzes? In: ______. Ditos & escritos II: arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.
GONDRA, José Gonçalves (Org.). Pesquisa em história da educação no Brasil. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
LE GOFF, Jacques. A história nova. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Za har, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License