A atualidade do pensamento de Paulo Freire nas aulas de educação física no ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2025.84861Palavras-chave:
autonomia, educação física, ensino médio integradoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão acerca de elementos presentes nas práticas pedagógicas dos/as docentes de educação física que contribuem para o desenvolvimento da autonomia do/a estudante. A partir de dez saberes elencados na obra Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire, elaborou-se um documento inspirador para a observação das aulas de educação física para o ensino médio integrado de quatro docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, no estado do Rio Grande do Sul. As aulas observadas foram registradas em diários de campo e o corpus analisado por meio da análise de conteúdo. Os resultados sinalizam que as aulas de educação física podem constituir potentes espaços para o desenvolvimento da autonomia dos/as estudantes de ensino médio e para a promoção de uma educação humanizada e transformadora. A presença dos indícios observados e registrados soam com o prenúncio da viável transformação educativa e social proposta por Paulo Freire.
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