A CIRCULARIDADE DE SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE: PARA QUEM E POR QUE PESQUISAMOS?
Resumo
As relações éticas vividas no itinerário de uma investigação, através de uma abordagem etnográfica (BORGES, 2011) compõem o objeto de estudo deste artigo. Objetivamos investigar como ocorre a circularidade de saberes entre a escola e a universidade através dos processos de formação de professoras que atuam na educação básica. A pesquisa utiliza-se de observação participante, entrevistas semiestruturadas e a descrição densa. Os pressupostos que conduziram essa investigação estão pautados nas concepções de Morin, Leitão, Fontoura e Lüdke. Como parte dos resultados, evidenciamos dados através de problematizações acerca da circularidade de saberes que ocorre entre a escola e a universidade, refletindo sobre as relações éticas vividas no cotidiano da pesquisa.Downloads
Publicado
23-08-2012
Como Citar
BORGES, Luís Paulo Cruz; FERREIRA, Yara de Souza; FONTOURA, Helena Amaral da. A CIRCULARIDADE DE SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE: PARA QUEM E POR QUE PESQUISAMOS?. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 11 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24241. Acesso em: 2 maio. 2025.
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