A construção da imagem do diabo na literatura infantil: uma leitura do conto "O bom diabo", de Monteiro Lobato
DOI:
https://doi.org/10.12957/teias.2018.33183Palavras-chave:
Literatura Infantil, Discurso Religioso, Cultura Brasileira, Monteiro LobatoResumo
Na obra Contos da Tia Nastácia, publicada em 1937, uma antologia de historietas populares narradas pela personagem título a pedido de Pedrinho e da boneca Emília, podemos observar o entrecruzamento dos discursos religioso e folclórico, científico e popular. Nesse livro, a criada negra desfia os contos populares aos moradores do sítio, os quais, com postura crítica e interpelativa, tornam cada vez mais tensa a relação discursiva das histórias populares ouvidas. Ao resgatar folclores e crenças, Lobato procura desmitificá-los. Assim, no conto “O bom diabo”, o amansar da maldade e a relativização da bondade se compenetram a partir da simetria entre São Miguel e o Diabo, levando-nos a pensar em que medida esses sentimentos constituem o ser humano e a sociedade ocidental. Buscaremos, portanto, mostrar como se constituem os discursos religioso e folclórico na história infantil “O bom diabo”, de Monteiro Lobato. Para isso, refletiremos sobre a formação da literatura infantil e sobre a construção do imaginário da figura do diabo na cultura ocidental.Downloads
Publicado
30-03-2018
Como Citar
FERREIRA, Yvonélio Nery; CROZARA, Marília Simari. A construção da imagem do diabo na literatura infantil: uma leitura do conto "O bom diabo", de Monteiro Lobato. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 52, p. 274–287, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.33183. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/33183. Acesso em: 7 dez. 2024.
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Artigos de Demanda Contínua
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