FORMAÇÃO DE LEITORES NO AMAZONAS: A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • MARINA GRAZIELA FELDMANN PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
  • Maria de Nazaré Corrêa Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2018.30638

Palavras-chave:

Formação de leitores, Movimentos Sociais, Leitura

Resumo

Este artigo se propõe analisar uma experiência realizada por uma instituição de ensino superior do Amazonas nos anos de 2012 e 2013 desenvolvida por meio de um projeto de extensão envolvendo a prática de leitura e literatura com um grupo de mulheres artesãs e índios aldeados. A literatura escolhida foi A Caligrafia de Deus de Marcio Souza (2008), Sol de Feira de Luiz Bacellar (2009) e Os Estatutos do Homem de Thiago de Melo (2009). Os resultados observados nos permitem afirmar que a experiência possibilitou a ampliação da leitura de mundo dos sujeitos, popularizando, o acesso a obras que, até então, eram restritas a poucos, bem como se mostrou como possiblidade de estreitar os vínculos entre a universidade e os movimentos sociais.

 

Biografia do Autor

MARINA GRAZIELA FELDMANN, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenadora e Pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Currículo da PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar (CNPq).

Maria de Nazaré Corrêa Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

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Publicado

30-03-2018

Como Citar

FELDMANN, MARINA GRAZIELA; CORRÊA SILVA, Maria de Nazaré. FORMAÇÃO DE LEITORES NO AMAZONAS: A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E MOVIMENTOS SOCIAIS. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 19, n. 52, p. 225–240, 2018. DOI: 10.12957/teias.2018.30638. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/30638. Acesso em: 6 dez. 2024.