Inflexões sobre a vitalidade e o cuidado na época do biopoder: a emergência do biocurrículo
Palavras-chave:
Biopoder, Biocurrículo, Cuidado, EducaçãoResumo
Os estudos de Michel Foucault, sobre o poder, abriram as portas para que pensássemos a tomada da vida pelo poder político na contemporaneidade. Com base nisso e frente aos avanços tecnológicos e científicos, a vida entrou em uma rede de vigilância, de controle e de regulação nunca antes vistos. A vida tornada manipulável, transformada em objeto, perde o seu sentido de mistério, para se tornar cada vez mais transparente, pensada como objetivo a ser alcançado, em contextos de disputas, desejos e expectativas, em que os sentidos buscados dependem cada vez mais dos jogos contingentes e das buscas pontuais, que podem ser encontradas em torno dos “mercados”. Nesse contexto, o presente artigo aponta o currículo como uma espécie de currículo a serviço da vitalidade, ou, biocurrículo.Downloads
Publicado
14-12-2015
Como Citar
DOS REIS, Leonardo Rangel. Inflexões sobre a vitalidade e o cuidado na época do biopoder: a emergência do biocurrículo. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 43, p. 57–72, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24568. Acesso em: 1 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.