ENTRE AS CULTURAS DA INFÂNCIA E A ROTINA ESCOLAR: EM BUSCA DO SENTIDO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação InfantilResumo
O artigo é decorrente de uma pesquisa fundamentada nos Estudos da Infância que teve como objetivo visibilizar o ponto de vista de um grupo de crianças sobre os sentidos do tempo na rotina de uma escola de Educação Infantil. Metodologicamente, foram desenvolvidas rodas de conversa com as crianças, cuja pauta foi a rotina escolar. A leitura do material coletado possibilitou a definição de três focos analíticos: a pedagogia das atividades, o mito da precocidade infantil e as crianças como designers de linguagens. A partir das análises, foi possível inferir que as crianças, a partir de suas culturas infantis, ensinam que o tempo é um articulador de vida e que pode ser experimentado de modos diferentes a partir de práticas e relações cotidianas menos verticais.Downloads
Publicado
07-05-2015
Como Citar
CARVALHO, Rodrigo Saballa de. ENTRE AS CULTURAS DA INFÂNCIA E A ROTINA ESCOLAR: EM BUSCA DO SENTIDO DO TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 124–141, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24517. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
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Artigos de Demanda Contínua
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