CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: LEONARDO ARROYO E CECÍLIA MEIRELES
Palavras-chave:
Livro de ficção, crianças, Leonardo Arroyo, Cecília MeirelesResumo
O livro de ficção para crianças é de difícil conceituação. Na historiografia da literatura infantil no Brasil, por um lado, tem sido identificado como livro para instruir; por outro, visto como potencial objeto de entretenimento. De modo a se refletir sobre essa ambivalência em perspectiva histórica, adotou-se revisão conceitual em diálogo com estudiosos que se debruçaram sobre o assunto e indicaram inflexões relevantes para o campo de estudo. A pesquisa, desenvolvida por Leonardo Arroyo, publicada em 1968, baseada em fontes documentais as mais diversas, como catálogos, livros de memórias, relatos é um marco importante. Em acréscimo, as conferências proferidas por Cecília Meireles e reunidas em livro nos anos de 1950 sob o título Problemas da Literatura Infantil concorrem para noções originais, com vistas a ampliar o exame.Downloads
Publicado
17-06-2015
Como Citar
SILVA, Márcia Cabral. CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTORIOGRAFIA DA LITERATURA INFANTIL NO BRASIL: LEONARDO ARROYO E CECÍLIA MEIRELES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 16, n. 41, p. 33–43, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24511. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.