NOÇÕES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: “MODESTA FLOR” EM COLEÇÃO PARA PROFESSORES
Resumo
Neste artigo, busca-se investigar o manual Noções de História da Educação, de autoria do Dr. Afrânio Peixoto, de modo a evidenciar a importância dos discursos dirigidos à formação de professores nos anos de 1930 a par da inserção da obra na coleção Biblioteca Pedagógica Brasileira, conformando a série Atualidades Pedagógicas. Noções de História da Educação foi publicado para atender à demanda da disciplina de História da Educação, recém-instituída na formação das normalistas àquele momento no Brasil. Com a chancela do movimento renovador educacional, este manual serviu ao mercado livreiro escolar com três edições (1933, 1936 e 1942) e se tornou caso expressivo para a investigação tanto de um processo de consolidação da disciplina de história da educação como dos próprios mecanismos de produção de uma cultura pedagógica pautada em supostos preceitos modernos de educação. Palavras-chave: História da Educação – manual – formação de professoresDownloads
Publicado
16-08-2012
Como Citar
SILVA, Márcia Cabral; DE PAIVA, Tamires Faria. NOÇÕES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: “MODESTA FLOR” EM COLEÇÃO PARA PROFESSORES. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 28, p. 18 pgs., 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24236. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
Em Pauta
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