HOMMES DE LETTRES E A HOMOSSEXUALIDADE: DISCURSOS E PEDAGOGIAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Resumo
Vários são os discursos sobre o processo civilizatório do Brasil da primeira metade do século XX que centralizam suas análises a partir do cruzamento de dois eixos: o comportamento sexual do brasileiro e a educação. Interrogando esses discursos, buscamos analisar a produção discursiva científica sobre homossexualidade e as pedagogias de formação do modelo brasileiro de cidadão. Ao nos focalizarmos nesse contexto histórico, concluímos que aos cientistas couberam as estratégias de produção do corpo social “sadio”, enquanto que à escola coube a prevenção e o controle da homossexualidade. Ambos tinham como tarefa a promoção de doutrinas comportamentais aos cidadãos preconizados pelos desejos do Brasil republicano e positivista.Downloads
Publicado
16-10-2014
Como Citar
CAETANO, Marcio Rodrigo Vale; BECK, Dinah Quesada. HOMMES DE LETTRES E A HOMOSSEXUALIDADE: DISCURSOS E PEDAGOGIAS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 15, n. 38, p. 75–90, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24468. Acesso em: 15 jan. 2025.
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Em Pauta
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