Pleiteando direitos e lidando com burocracias

O acesso à aposentadoria rural pelos segurados especiais do Marajó, Pará

Autores

Palavras-chave:

Segurados especiais da Previdência Social, Direitos sociais, Burocracia estatal

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/84631

A presente pesquisa analisou como segurados especiais lidam com as burocracias para o acesso à aposentadoria rural, a partir de um estudo de caso na comunidade quilombola de Vila União/Campina, no município de Salvaterra, no arquipélago do Marajó, no Pará. Objetivou-se compreender se as exigências burocráticas de acesso à aposentadoria rural conduzem à formulação de estratégias locais para a efetivação do direito previdenciário desses trabalhadores rurais. O trabalho envolveu pesquisa bibliográfica e documental, bem como a observação participante e a coleta de dados por meio de questionários e entrevistas na comunidade selecionada. Depreende-se que as peculiaridades do acesso à aposentadoria rural em Vila União/Campina demonstram como a realidade local da região e a falta de acesso à informação sobre a legislação previdenciária contribuem para que os sujeitos possuam formas locais de lidar e requerer o benefício, mesmo que por ações que escapem às exigências do texto legal, mas que encontram legitimidade e sentido no cotidiano dos segurados da comunidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Rodrigues Lopes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ

Doutorando e Mestre no PPG de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ). Bacharel em Agronomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Componho o Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais, relações de poder e políticas públicas no campo (UFRRJ). Possuo experiências de desenvolvimento de trabalhos nos temas de pesquisa relacionados à sociologia do direito, sociologia rural, agricultura familiar, análise de políticas públicas rurais em territórios de populações tradicionais, e no recorte de gênero nas dinâmicas sócio-produtivas no meio rural.

Downloads

Publicado

2025-05-15

Como Citar

Lopes, M. R. (2025). Pleiteando direitos e lidando com burocracias: O acesso à aposentadoria rural pelos segurados especiais do Marajó, Pará. Revista Direito E Práxis, 16(2), 1–29. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/84631

Edição

Seção

Artigos inéditos