Forjando mercados com ferramentas jurídicas: uma agenda de pesquisa sociojurídica / Forging markets with legal tools: a socio-legal research agenda
Palabras clave:
Sociologia econômica, Sociologia jurídica, Instituições, Direito, Mercados / Economic sociology, Sociology of law, Institutions, Law, Markets.Resumen
DOI:10.1590/2179-8966/2020/46738
Resumo
Este artigo apresenta uma abordagem sociojurídica para análise da institucionalização dos mercados. Sugere-se a importância da dimensão jurídica para análise das instituições e das disputas políticas em mercados, além de delinear um framework para
futuras pesquisas. Metodologicamente, trata-se de um exercício de organizar – de modo crítico, mas articulado – trabalhos da sociologia dos mercados e da sociologia do direitoe da economia.
Palavras-chave: Sociologia econômica; Sociologia jurídica; Instituições; Direito; Mercados.
Abstract
This paper presents a socio-legal approach to analyze the institutionalization of markets.The paper suggests the relevance of the legal dimension for the analyses of markets institutions and political struggles, as well as outlines a framework for future research. Methodologically, the paper aims to bridge different insights through a – critical but constructive – dialogue of workson the sociology of markets and the sociology of law and the economy.
Keywords: Economic sociology; Sociology of law; Institutions; Law; Markets.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los textos son de exclusiva responsabilidad de sus autores.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista Derecho y Práxis, siempre que citada la fuente.
Este trabajo está licenciado bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Asignación-Sin Derivaciones.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier soporte o formato para cualquier fin, aunque sea comercial, desde que citada la autoría original.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.