Estado de direito vs. Arcaização do direito

a questão da especificidade da forma jurídica no capitalismo periférico dependente

Autores

Palavras-chave:

Arcaização do direito, Estado de Direito, Capitalismo Periférico

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2024/87726

O objeto de pesquisa é o fenômeno da arcaização da forma jurídica, que se revela em muitos sistemas jurídicos contemporâneos, incluindo o da Rússia de hoje. O estado da ordem jurídica russa atual indica o colapso de um dos objetivos declarados da política russa das últimas três décadas: a construção do assim chamado estado de direito. A teoria geral do direito acadêmica ainda não elaborou uma compreensão concreta dos processos correspondentes, na medida em que, temendo ultrapassar certas fronteiras ideológicas, ocupa-se principalmente com um dever-ser formalmente abstrato, e não com o concreto realmente existente. A arcaização nos sistemas jurídicos dos países contemporâneos é o renascimento de formas de direito, de prática jurídica e de consciência jurídica que são inerentes às sociedades pré-capitalistas. Fundamenta-se a tese de que o processo de arcaização do direito e da forma jurídica como um todo deve ser entendido como uma das regularidades objetivamente determinadas de desenvolvimento e de funcionamento das sociedades do capitalismo periférico dependente. O artigo examina os pré-requisitos objetivos desse fenômeno: seu condicionamento por relações socioeconômicas (preservação de elementos de outros modos de produção sob o capitalismo periférico), a desigualdade na distribuição de recursos sociais essenciais e a estrutura de classe social específica das correspondentes sociedades. O conceito geral de arcaização da forma jurídica assume contornos mais específicos quando a autora se volta à realidade da ordem jurídica russa contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zarianna Vladimirovna Solomko, Universidade Estatal Russa de Justiça, Moscou, Rússia

Bacharela e Doutora em Direito pela Universidade Social Estatal Russa (Российский государственный социальный университет, Rossiiskii Gosudarstvennyi Sotsial’nyi Universitet). Professora da Universidade Estatal Russa de Justiça (Российский государственный университет правосудия – Rossiiskii Gosudarstvennyi Universitet Pravosudiya). Em 2014, em conjunto com um grupo de estudantes e jovens juristas, fundou o projeto científico-educativo Kritika Prava (Crítica do Direito). Suas pesquisas e publicações são dedicadas à crítica dos processos de reideologização na teoria do direito pós-soviética e na consciência jurídica acadêmica, ao estudo da justiça na Rússia pré-revolucionária do início do século XX e à análise da ordem jurídica do capitalismo periférico na Rússia contemporânea, incluindo o fenômeno da “arcaização” do direito e da consciência jurídica.

Pedro Pompeo Pistelli Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Graduado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Associado ao Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS). Pesquisador do Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania da UFPR (NDCC-UFPR) e do Centro de Investigações em Economia Política, Movimentos Populares e Direito Insurgente na América Latina (CIEMPRE InSUR).

Moisés Alves Soares, Universidade Federal de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil

Professor Adjunto de História do Direito da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias Críticas do Direito e Desigualdades Sociais (Críticas do Direito - UFJ). Doutor em Direito do Estado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi membro da Secretaria Executiva do Instituto de Pesquisa Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS) e, atualmente, é coordenador do GT Direito e Marxismo.

Downloads

Publicado

2024-12-11

Como Citar

Solomko, Z. V., Pistelli Ferreira, P. P., & Alves Soares, M. (2024). Estado de direito vs. Arcaização do direito: a questão da especificidade da forma jurídica no capitalismo periférico dependente. Revista Direito E Práxis, 15(4), 1–24. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/87726

Edição

Seção

Dossiê - Pachukanis, insurgências e práxis: 100 anos de Teoria geral do direito e marxismo - [Vol. 2]