"Quando nós chegamos no hospício"

a prisão de Gilberto Gil por posse de maconha em Florianópolis em 1976

Autores

Palavras-chave:

Gilberto Gil, Prisão, Ditadura, Maconha, Política, Criminal de drogas

Resumo

https://doi.org/10.1590/2179-8966/2025/86579

Este artigo trata da prisão de Gilberto Gil por posse de maconha, ocorrida no dia 08 de agosto de 1976, na cidade de Florianópolis/SC, durante a turnê da banda Os Doces Bárbaros. O estudo, situado na fronteira entre a criminologia e a história do direito, foi realizado a partir da análise de três tipos de fontes primárias: o processo criminal movido pelo Ministério Público contra Gilberto Gil em decorrência da prisão em flagrante (fonte inédita); o documentário Os doces bárbaros, no qual constam cenas da audiência de julgamento e depoimentos dos agentes do sistema penal e do réu; e notícias de jornais e revistas que à época circularam. Estas fontes foram lidas à luz da obra e das reflexões biográficas e artísticas de Gilberto Gil (e dos demais tropicalistas), especialmente sobre as experiências prisionais, bem como de bibliografia sobre o objeto e seu contexto, qual seja o da ditadura civil-militar e de sua política criminal de drogas. Ademais, trabalhamos com informações biográficas acerca dos agentes do sistema penal envolvidos no caso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Mayora Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Adjunto na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre em Ciências Criminais e Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS. Pesquisador na área da Criminologia. É coordenador do Núcleo do Pampa de Criminologia (Unipampa/CNPq). Dedica-se ao estudo da história das práticas punitivas e das ciências criminais no Brasil, bem como das relações entre Criminologia e arte. Atualmente, realiza estágio pós-doutoral no PPGD/UERJ, sob a supervisão do Prof. Nilo Batista. Foi coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Unipampa/Campus Santana do Livramento), no biênio 2022/2023; foi Professor substituto na Universidade Federal de Santa Catarina (2012/2013) e Professor Assistente na Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus GV (2014/2017).

Mariana Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestra em Direito, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Especialista em Direito Ambiental Nacional e Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS. Graduanda em História pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pesquisa e tem interesse nas áreas da Criminologia, Sociologia do Direito e do Controle Social.

Downloads

Publicado

2025-04-18

Como Citar

Alves, M. M., & Garcia, M. D. de O. (2025). "Quando nós chegamos no hospício": a prisão de Gilberto Gil por posse de maconha em Florianópolis em 1976. Revista Direito E Práxis, 16(3), 1–45. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/86579

Edição

Seção

Artigos inéditos