Controle social e resolução de conflitos em um território Kaingang: estudo sobre a cadeia indígena / Social control and conflict resolution in a Kaingang territory: a study on the indigenous jail

Autores

  • Marcelo Mayora Alves Universidade Federal do Pampa
  • Márcio Kaingang Katánh Manoel Antônio Universidade Federal do Pampa
  • Mariana Dutra de Oliveira Garcia Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

DOI:10.1590/2179-8966/2023/74990

Resumo

Neste artigo apresentamos os resultados preliminares de pesquisa cujo objetivo é investigar o controle social e a resolução de conflitos em um território Kaingang, tendo como problema central a compreensão da gênese e dos atuais sentidos punitivos da cadeia indígena utilizada por este povo no contexto interno do território em que habita. Trata-se de estudo que vem sendo realizado a partir do diálogo intercultural e da troca de saberes com discente indígena, bem como por meio da etnografia e da história oral, que se justifica na medida em que os desafios teórico-empíricos suscitados estão a confluir com as demandas da comunidade em questão.

Palavras-chave: Kaingang; Controle social; Punição; Cadeia indígena.

 

Abstract

In this paper we present the preliminary results of a research project whose objective is to investigate social control and conflict resolution in a Kaingang territory, with the central problem of understanding the genesis and current punitive meanings of the indigenous jail used by this community. This study is being carried out based on intercultural dialogue and knowledge exchange with an indigenous student, as well as through ethnography and oral history, which is justified insofar as the theoretical and empirical challenges raised are in line with the demands of the community in question.

Keywords: Kaingang; Social control; Punishment; Indigenous jail.

Biografia do Autor

Marcelo Mayora Alves, Universidade Federal do Pampa

Professor Adjunto no Curso de Direito da Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento/RS. Doutor em Direito (UFSC). Mestre em Ciências Criminais (PUCRS). Coordenador do Núcleo do Pampa de Criminologia (Unipampa/CNPq). Orcid: 0000-0002-9135-9064.

Márcio Kaingang Katánh Manoel Antônio, Universidade Federal do Pampa

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento/RS. Graduado em Pedagogia (UNOPAR). Pós-Graduado em Orientação e Supervisão Escolar (UNINA). Membro do Núcleo do Pampa de Criminologia (Unipampa/CNPq). Orcid: 0000-0003-0940-336x.

Mariana Dutra de Oliveira Garcia, Universidade Federal de Santa Catarina

E-mail: marianadutragarcia@gmail.com. Doutoranda em Direito (UFSC) junto à linha de pesquisa Controle Social e Sistemas de Justiça e à Área de Concentração Direito Política e Sociedade. Mestra em Direito (UFSC). Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais (PUCRS) e Graduanda em História (UFPEL). Membra do Grupo de Pesquisa e Extensão Poder, Controle e Dano Social, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Núcleo do Pampa de Criminologia (Unipampa/CNPq). Orcid n. 0000-0001-5447-9115.

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Alves, M. M., Antônio, M. K. K. M., & Garcia, M. D. de O. (2023). Controle social e resolução de conflitos em um território Kaingang: estudo sobre a cadeia indígena / Social control and conflict resolution in a Kaingang territory: a study on the indigenous jail. Revista Direito E Práxis, 14(2), 1127–1159. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistaceaju/article/view/74990