PROCESSOS POR AUDIÊNCIAS NOS CONFLITOS DOS POVOS INDÍGENAS

Autores

  • María Victoria Mosmann Ateneo de Derecho Procesal de Salta, Buenos Aires, Bs.As.

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.67843

Palavras-chave:

Comunidades indígenas na América Latina, conflitos indígenas, proteção judicial efetiva, povos nativos

Resumo

O descaso com as comunidades indígenas na América Latina é alvo de reivindicações desde a revolução de maio de 1810 e a situação crítica em que os conflitos que atravessam a vida das comunidades indígenas são múltiplos e diversos. A partir desse universo de casos, analisaremos, na atualidade, a assunção dos conflitos que podem ser submetidos à justiça ordinária por meio de um processo por audiências, procurando averiguar sobre a conveniência da sua utilização, e, no último caso, se o processo de audiência deve ser adaptado às circunstâncias especiais de um conflito indígena para cumprir as garantias que constituem a tutela jurisdicional efetiva. A metodologia empregada foi a de análise dos marcos normativo (normas constitucionais e legais) e jurisprudencial (decisões da Corte Interamericana de Direitos Humanos) concernentes à tutela dos direitos das comunidades indígenas.Ao final, verificou-se que a submissão das comunidades indígenas aos processos orais ou por audiências in loco (no território da comunidade) permite a prestação de um tutela juridicional efetiva, mediante a remoção dos obstáculos econômicos e culturais existentes, e adaptação das audiências às necessidades dos indígenas (nomeação de tradutor, intérprete, acompanhante, respeitando seus costumes e tradições culturais).

Biografia do Autor

María Victoria Mosmann, Ateneo de Derecho Procesal de Salta, Buenos Aires, Bs.As.

Jueza de Primera Instancia de la Provincia de Salta. Buenos Aires, Argentina. Abogada, Escribana, Especialista en Derecho Procesal Civil, Miembro del Comité Ejecutivo de la Asociación Argentina de Derecho Procesal. Doctoranda por la Universidad de Salamanca. Directora del Instituto de Investigaciones del Colegio de Magistrados de Salta; Fundadora y Miembro honorario de la Comisión de Investigación en Derecho Procesal del Colegio de Abogados de Salta. Directora del Ateneo de Derecho Procesal de Salta (FAEP). Cuenta con publicaciones y participaciones en obras colectivas en Argentina, México, Uruguay, Chile, Brasil, Portugal y Colombia. Buenos Aires, Argentina. E-mail: mvmosmann@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-04

Como Citar

Mosmann, M. V. (2022). PROCESSOS POR AUDIÊNCIAS NOS CONFLITOS DOS POVOS INDÍGENAS. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(2). https://doi.org/10.12957/redp.2022.67843