UMA ANÁLISE DO PPC DO MAGISTÉRIO INDÍGENA PARA OS AWAETE-PARAKANÃ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72357

Palabras clave:

Educação Escolar Indígena. Currículo. Campus Rural de Marabá.

Resumen

Este trabalho tem como fundamento a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Magistério Indígena que está sendo ofertado pelo Instituto Federal do Pará, Campus Rural de Marabá (IFPA/CRMB) aos Awaeté-Parakanã, na Terra Indígena Parakanã, que habitam numa área de 351.697,41 há, localizada nos municípios de Novo Repartimento e Itupiranga, PA. A pesquisa aborda aspectos que visam compreender algumas falas dos Awaeté desde o início do curso, insatisfeitos com metodologias e pela forma como se organizou a turma. O presente trabalho sistematiza as discussões feitas em vários momentos de reuniões de avaliação do curso e de inserção no componente curricular Educação Escolar Indígena e Pesquisa, uma das primeiras disciplinas a serem ministradas e que trouxe a visibilidade dessas questões. Para tanto, utilizo metodologia a pesquisa etnográfica e documental, com um olhar contextualizado dos espaços de avaliação e planejamento do curso. Ao apresentar análise do PPC, faço uma articulação com os elementos propostos, as contradições e apontamentos que estão centralizados nos documentos.

Biografía del autor/a

Ribamar Ribeiro Junior, Instituto Federal do Pará

Doutor em Antropologia pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Minas Gerais ( UFMG); Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pelo PDTSA da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA); Especialista em História Social da Amazônia (UFPA); Especialista em Educação do Campo, Agroecologia e Questões Pedagógicas pelo IFPA; Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia - pela Universidade Federal do Pará (2005). Atualmente é professor do quadro efetivo do Campus Rural de Marabá (CRMb) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, da Amazônia, Educação do Campo, Agroecologia e do (Des)envolvimento Regional. Lecionou no Ensino Médio Geografia e História; Leciona no nível superior desde 2006 como professor substituto do Campus Universitário do Sul e Sudeste da UFPA, ministrou as disciplinas: Sociologia da Infância e Adolescência, Prática de Ensino, Sociologia Durkheimiana. NO IFPA desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em Educação do Campo e Educação Escolar Indígena, atuou na coordenação do Curso Técnico em Agroecologia dos povos indígenas e também foi docente nas licenciaturas

Citas

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Publicado

2023-08-04

Cómo citar

JUNIOR, Ribamar Ribeiro. UMA ANÁLISE DO PPC DO MAGISTÉRIO INDÍGENA PARA OS AWAETE-PARAKANÃ. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 109–123, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.72357. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/72357. Acesso em: 23 may. 2024.