CURRÍCULO, CIBERCULTURA E POVOS INDÍGENAS

Autores

  • Paulo de Tássio Borges da Silva Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Adria Simone Duarte Universidade Estadual do Amazonas - UEA
  • Ronnielle Azevedo-Lopes IFPA - Marabá

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.78095

Resumo

O presente dossiê enuncia experiências diversas e múltiplas performatividades de pesquisadores(as) junto à educação escolar realizada com os povos indígenas. “Currículo, cibercultura e povos indígenas” evoca vivências e envolvimentos distintos com a educação escolar e curricularizações agenciadas pelos povos indígenas. Os 13 (treze) artigos, o relato de experiência e as 3 (três) resenhas do dossiê “Currículo, Cibercultura e Povos Indígenas”, que integram este número da Revista Docência e Cibercultura (REDOC), é um pouco da riqueza e complexidade dos Povos Indígenas no Brasil.

Biografia do Autor

Paulo de Tássio Borges da Silva, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Mestre em Linguística e Línguas Indígenas pelo Museu Nacional da UFRJ, Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED/UERJ. Possui Pós-Doutorado no ProPED/UERJ com a supervisão de Elizabeth Macedo. Compõe o grupo de pesquisa "Currículo, Cultura e Diferença" da Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ e é coordenador do grupo de pesquisa "Kijetxawê: Currículo, Diferença e Formação de Professores-CNPq". É professor adjunto no Instituto de Educação de Angra dos Reis – IEAR da Universidade Federal Fluminense – UFF e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais – PPGER/UFSB. Atuou como professor na Licenciatura Intercultural Indígena Tupinikim e Guarani - Prolind/UFES (2015-2022), na Licenciatura Intercultural Indígena da UNEB e atualmente é professor no curso de Magistério Indígena Guarani do Rio de Janeiro – RJ. É membro do GT de Currículo da Anped e da ABdC.

Adria Simone Duarte, Universidade Estadual do Amazonas - UEA

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Doutora em Educação pelo PROPED/UERJ. É docente da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando como pesquisadora no grupo de estudos e pesquisas em “Educação Escolar Indígena e Etnografia" e no grupo de pesquisa "Kijetxawê: Currículo, Diferença e Formação de Professores - CNPq". Coordenou o Curso de Pedagogia Intercultural Indígena ofertado nos municípios de São Paulo de Olivença/Alto Solimões (2014-2019) e Atalaia do Norte/Vale do Javari (2016-2019). Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atuou como Conselheira Titular do Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas - CEEI/AM (Decreto 33.406, 18 de abril de 2013)2013-2017. É membra do Fórum de Educação Escolar Indígena/FOREEIA, do GT de Currículo da Anped e da ABdC.

Ronnielle Azevedo-Lopes, IFPA - Marabá

Possui Graduação em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Especialização em Educação Ambiental na Universidade Federal do Pará, Mestrado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É professor de Filosofia no Campus Rural de Marabá-PA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. É membro do grupo de pesquisa "Kijetxawê: Currículo, Diferença e Formação de Professores - CNPq". É membro do GT de Currículo da Anped e da ABdC.

Referências

ALMEIDA, Aelsio Pereira de; SILVA, Paulo de Tássio Borges da. FAZERES CIBERCULTURAIS PATAXÓ NO/DO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA KIJẼTXAWÊ ZABELÊ. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 77-94. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73233

AZEVEDO-LOPES, Ronnielle. A EDUCAÇÃO ESCOLAR E AGENCIAMENTOS INDÍGENAS NO VALE DO TOCANTINS-ARAGUAIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 184-202. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77314

BRAGA, Ana Cláudia Vieira; SANTOS, Gilberto Lacerda. A CULTURA DIGITAL E ESCOLARIZAÇÃO INDÍGENA: A EXPERIÊNCIA TUPINAMBÁ NO ACUÍPE DE BAIXO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 167-183. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71708

JOSÉ, Inara Borges da Silva, RAMOS, Marcel Santana Ramos. OLHARES PLURICULTURAIS EM JOGOS, BRINCADEIRAS E EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS COM OS GUARANI E TUPINIKIM. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 245-249. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72912

LIMA; Afonso Dos Santos; CRUZ JUNIOR, Gilson. ENTRE A ANCESTRALIDADE E A CIBERCULTURA: UM ESTUDO DE REVISÃO SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E POVOS INDÍGENAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 55-76. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70621

MOREIRA, Judith Anteles. A CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE ALTAMIRA – PARÁ. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 39-54. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73422

MOURA, Sonaira de Araújo; GUEDES, Luiz Eduardo; SILVA, Bento Duarte da. ANÁLISE DO WEBSITE DO POVO ASHANINKA DO RIO AMÔNIA: TECENDO SABERES NO CIBERESPAÇO PARA A INTERCULTURALIDADE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 22-38. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72404

REIS, Larissa Dias; SILVA, Scheyla Taveira da; ALVIM, Daniella Cristine da Silva. O ENSINO DA HISTÓRIA INDÍGENA NO BRASIL: A REPRESENTAÇÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS DA DITADURA A ERA DIGITAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 257-270. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.7307

RIBEIRO JUNIOR, Ribamar. UMA ANÁLISE DO PPC DO MAGISTÉRIO INDÍGENA PARA OS AWAETE-PARAKANÃ. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 109-123. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72357

RIBEIRO, William de Goes. “REFLORESTANDO IMAGINÁRIOS”: EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS PROMOVIDAS POR UMA CURADORIA INDÍGENA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 124-166. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73016

ROCHA, Kleber Bezerra. O “ENSINO ” DE LITERATURA (LEGENTE E GRUPO) CONTRA O GENOCÍDIO DO INDÍGENA BRASILEIRO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 203-219. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74714

SANTOS, Maicon Rodrigues dos. AVANÇOS E RETROCESSOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, DURANTE OS GOVERNOS PT, MICHEL TEMER E BOLSONARO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 250-256. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70960

SILVA, Jhonatan Gomes da; BARRETO, Jussara Garcez; MATOS, Silvanira Gomes de; BETTIOL, Célia Aparecida; COSTA, Mauro Gomes da. DA UNIVERSIDADE AO SOM DAS FLAUTAS TUYUKA: DIALOGANDO COM O CONHECIMENTO ANCESTRAL E A EDUCAÇÃO INDÍGENA, A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO, RIO NEGRO, AMAZONAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 95-108. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72824

SILVA, Paulo de Tássio Borges da; DUARTE, Adria Simone; AZEVEDO-LOPES, Ronnielle. CURRÍCULO, CIBERCULTURA E POVOS INDÍGENAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 11-21.

SOUSA, Wesley Coelho de; MELO, Elisângela Aparecida Pereira de. DO CAPIM DOURADO AO GEOGEBRA: A GEOMETRIA PRESENTE NOS ARTESANATOS AKWĒ-XERENTE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 149-166. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73036

SOUZA, Adria Simone Duarte de. MOVIMENTOS (AUTO) BIOGRÁFICOS (COM) TEXTOS NARRATIVOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 220-232. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77652

WANZELER, Eglê Betânia; SILVA, Brener Neves; KAMBEBA, Eronilde Firmin Omágua. VÍDEOETNOPOESIAS COMO NARRATIVAS DE SENTIRPENSAR E PRODUZIR MEMÓRIAS: O CACICADO DE ERONILDES FIRMIN KAMBEBA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 3, maio-ago., 2023, p. 233-244. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77363

Downloads

Publicado

2023-08-04

Como Citar

DA SILVA, Paulo de Tássio Borges; DUARTE, Adria Simone; AZEVEDO-LOPES, Ronnielle. CURRÍCULO, CIBERCULTURA E POVOS INDÍGENAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 11–21, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.78095. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/78095. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Apresentação Temática