A EDUCAÇÃO ESCOLAR E AGENCIAMENTOS INDÍGENAS NO VALE DO TOCANTINS-ARAGUAIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77314Palavras-chave:
Educação escolar indígena. Povos Indígenas. Agenciamentos. Transinvenção.Resumo
O ensaio anseia pensar a escola reivindicada pelos povos indígenas no Vale do Tocantins-Araguaia enquanto agenciamento e transignificação. Quando os Gavião (Akrãtikatêjê, Parkatêjê e Kyikatêjê), os Awaeté (Parakanã), os Suruí-Aikewára, os Guarani de Nova Jacundá-PA, os Kayapó e os Xikrim, entre outros coletivos indígenas, no Vale do Tocantins-Araguaia, na Amazônia Oriental, sobretudo no Sudeste Paraense, demandam educação escolar, enunciam uma escola outra, descolonizada e expressão da diferença. A metodologia deste ensaio é potencializada por pesquisas de corte pós-qualitativo que em sua performatividade intercambia observação participante, pesquisa de campo, etnografias, entrevistas, rodas de conversas, autobiografia, estudo de caso, pesquisa bibliográfica, relatos de experiências e cartografias sociais.Referências
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