A EDUCAÇÃO ESCOLAR E AGENCIAMENTOS INDÍGENAS NO VALE DO TOCANTINS-ARAGUAIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77314

Palavras-chave:

Educação escolar indígena. Povos Indígenas. Agenciamentos. Transinvenção.

Resumo

O ensaio anseia pensar a escola reivindicada pelos povos indígenas no Vale do Tocantins-Araguaia enquanto agenciamento e transignificação. Quando os Gavião (Akrãtikatêjê, Parkatêjê e Kyikatêjê), os Awaeté (Parakanã), os Suruí-Aikewára, os Guarani de Nova Jacundá-PA, os Kayapó e os Xikrim, entre outros coletivos indígenas, no Vale do Tocantins-Araguaia, na Amazônia Oriental, sobretudo no Sudeste Paraense, demandam educação escolar, enunciam uma escola outra, descolonizada e expressão da diferença. A metodologia deste ensaio é potencializada por pesquisas de corte pós-qualitativo que em sua performatividade intercambia observação participante, pesquisa de campo, etnografias, entrevistas, rodas de conversas, autobiografia, estudo de caso, pesquisa bibliográfica, relatos de experiências e cartografias sociais.

Biografia do Autor

Ronnielle Azevedo-Lopes, Instituto Federal do Pará (IFPA)

Licenciado e Mestre em Filosofia. Doutor em Educação atua com Educação escolar indígena e educação do campo. É professor de Filosofia e Epistemologia no Campus Rural de Marabá – IFPA. Coordena Grupo de Pesquisa “Saberes Tradicionais e Etnosintropia no Vale Do Tocantins-Araguaia”.

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Publicado

2023-08-04

Como Citar

AZEVEDO-LOPES, Ronnielle. A EDUCAÇÃO ESCOLAR E AGENCIAMENTOS INDÍGENAS NO VALE DO TOCANTINS-ARAGUAIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 184–202, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.77314. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/77314. Acesso em: 6 maio. 2024.

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