EDUCOMUNICAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS DO USO DO RÁDIO NAS ESCOLAS ROTARY E MADRE IMACULADA, EM SANTARÉM

Autores/as

  • Joelma Viana dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2020.55632

Palabras clave:

Rádio-escolar. Educomunicação. Santarém. Escolas públicas. Inclusão Sociodigital.

Resumen

 

O uso do rádio como recurso pedagógico nas escolas Rotary e Madre Imaculada, no município de Santarém, oeste do Pará, foi o objeto de estudo desta pesquisa com o objetivo de compreender se esta mídia de comunicação ainda apresenta potencialidades pedagógicas para a aprendizagem de crianças e adolescentes, e se de fato favorece o protagonismo dos estudantes envolvidos no processo. Nesta perspectiva realizou-se um estudo de caso do projeto Sintonia da Educação na Escola Rotary, e uma pesquisa participantes na Rádio Fala, Galera! da Escola Madre Imaculada. Utilizou-se como método de investigação pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas com os atores envolvidos e observação. Verificou-se que a Secretaria de Educação do município não tem um registro das rádios escolares de Santarém. Observou-se ainda, que o objeto de investigação abre inúmeras possibilidades na escola, mesmo apresentando deficiências que só podem ser corrigidas se os governos assumirem os projetos como políticas de Estado, oferecendo recursos financeiros e capacitação para que os professores possam desempenhar suas atividades em sala de aula.

Biografía del autor/a

Joelma Viana dos Santos

Joelma Viana dos Santos, mestre em educação pela Ufopa, epecialista em ensino de Língua Portuguesa e Literatura, graduada em Letras pela UFPA. Trabalha na área de educomunicação, com foco no uso do rádio como recurso pedágogico nas escolas.

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Publicado

2020-12-24

Cómo citar

DOS SANTOS, Joelma Viana. EDUCOMUNICAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS DO USO DO RÁDIO NAS ESCOLAS ROTARY E MADRE IMACULADA, EM SANTARÉM. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 411–418, 2020. DOI: 10.12957/redoc.2020.55632. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/55632. Acesso em: 15 may. 2024.

Número

Sección

Resumos de Teses e Dissertações