EDUCOMUNICAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS DO USO DO RÁDIO NAS ESCOLAS ROTARY E MADRE IMACULADA, EM SANTARÉM
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2020.55632Schlagworte:
Rádio-escolar. Educomunicação. Santarém. Escolas públicas. Inclusão Sociodigital.Abstract
O uso do rádio como recurso pedagógico nas escolas Rotary e Madre Imaculada, no município de Santarém, oeste do Pará, foi o objeto de estudo desta pesquisa com o objetivo de compreender se esta mídia de comunicação ainda apresenta potencialidades pedagógicas para a aprendizagem de crianças e adolescentes, e se de fato favorece o protagonismo dos estudantes envolvidos no processo. Nesta perspectiva realizou-se um estudo de caso do projeto Sintonia da Educação na Escola Rotary, e uma pesquisa participantes na Rádio Fala, Galera! da Escola Madre Imaculada. Utilizou-se como método de investigação pesquisa bibliográfica e documental, bem como entrevistas com os atores envolvidos e observação. Verificou-se que a Secretaria de Educação do município não tem um registro das rádios escolares de Santarém. Observou-se ainda, que o objeto de investigação abre inúmeras possibilidades na escola, mesmo apresentando deficiências que só podem ser corrigidas se os governos assumirem os projetos como políticas de Estado, oferecendo recursos financeiros e capacitação para que os professores possam desempenhar suas atividades em sala de aula.
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