O GÊNERO PRATICADO COM AS CRIANÇAS: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DO PORVIR.

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.58568

Schlagworte:

Infância. Educação do porvir. Processos Miméticos. Gênero

Abstract

Esse texto surge na urgência de pensarmos em perspectivas para uma educação do porvir e, emerge, a partir das memórias de alguns achados numa pesquisa de Mestrado que teve, como proposta, pensar o gênero praticado na/com a Educação Infantil. O propósito do artigo é enaltecer a produção performativa do gênero na infância, considerando que as prescrições e normas têm que ser praticadas pelas crianças, em suas articulações às aprendizagens que se forjam em meio aos rituais, gestos e processos miméticos, os quais têm como modelos e referências as tradições culturais, assim como o múltiplo repertório de imagens, inclusive as midiáticas, que compõem o imaginário infantil. Nesse sentido, é imperativo darmos visibilidade a essas memórias, no meio de uma pandemia, devido a capacidade das crianças em constituir-se como produtoras de subjetividades, em processos de criação permanente. Tais processos, que se realizam principalmente nos/com os corpos, expressam e criam relações com o mundo que se modificam permanentemente, produzindo diferença. Como pressuposto, esse texto pensa as crianças, e seus trânsitos escolares, como algo que, embora seja forjada na contingência das normas estabelecidas, atravessa e transborda as fronteiras do instituído, produzindo subjetividades que rompem às expectativas sociais. Algo primordial para vislumbrarmos uma educação do porvir.

Autor/innen-Biografie

Bruno Costa Lima Rossato, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e FUNDAÇÃO CECIERJ.

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Gama Filho (2009), especialização em Administração e Planejamento da Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013), e, aperfeiçoamento em Gênero e Diversidade na Escola pela Universidade Federal Fluminense (2014). Atualmente é Professor de Educação Infantil na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Mediador à Distância, no curso de graduação em pedagogia, pela Fundação CECIERJ. É bolsista FAPERJ (doutorado) no Grupo de Pesquisa CNPq/CUNADI, Currículos Narrativas Audiovisuais e Diferença, coordenado pela Prof. Dra. Conceição Soares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, interessando-se pelos temas: Cotidianos e Currículos; Docência; Narrativas Audiovisuais; Gênero e Sexualidade.

Literaturhinweise

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Veröffentlicht

2022-04-29

Zitationsvorschlag

ROSSATO, Bruno Costa Lima. O GÊNERO PRATICADO COM AS CRIANÇAS: PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO DO PORVIR. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 163–179, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.58568. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/58568. Acesso em: 14 mai. 2024.