‘PODCAST DE CRIANÇA’: PROTAGONISMO, SONORIDADES, TERRITÓRIOS E INFÂNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.76900Palavras-chave:
Participação infantil. Narrativas infantis. Estéticas sonoras. Territórios e infâncias.Resumo
A partir do “Podcast de Criança” o presente artigo traz três eixos principais inerentes à tessitura desse podcast: a estética sonora de podcasts produzidos com e para crianças; a participação infantil a partir dos ‘usos’ que as crianças fazem das linguagens; as relações que as infâncias e os territórios possuem. A escuta “exigente” das crianças quanto à dimensão estética sonora do podcast e outros produtos audiovisuais desafia todos aqueles que atuam na produção desse gênero de artefato cultural. As questões estéticas aqui abarcam desde a qualidade técnica e artística do podcast, passando pelas dimensões do tema, do roteiro, até a representatividade. Já observou como muitas crianças se interessam quando escutam ou veem outra criança? Será que isso acontece porque se sentem representadas? Falando em “representatividade”, a temática da participação infantil aqui é pensada com e a partir da expressão oral e da linguagem infantil. Como o desenvolvimento dessas habilidades são fundamentais na vida cotidiana e na participação nas políticas públicas é um movimento que propomos nesse texto, com enfoque na participação infantil nas políticas públicas. A dimensão territorial atravessa esse texto dado que o podcast em questão foi produzido com crianças das Unidades Escolares da rede municipal de ensino, em diferentes territórios da cidade do Rio de Janeiro - nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Os principais autores que subsidiam esse artigo são Benjamin, Tomás, Obici, Freire, Bakhtin entre outros.
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