APRESENTAÇÃO - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: INTEGRANDO EXPERIÊNCIAS E INVESTIGAÇÕES NO CONTEXTO AMAZÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57233Palavras-chave:
Tecnologia de informação e comunicação, Amazônia Brasileira, Tecnologia educativaResumo
Neste texto expomos o momento e o contexto a partir do qual elegemos a temática Tecnologia e Educação, considerando o desejo e a necessidade de dar maior visibilidade, neste formato de dossiê, aos trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que abordam as maneiras de pensar, agir e aprender engajadas no contexto local e conectadas com as questões globais. Enfatizamos a necessidade, tendo em vista um processo de transformação, de se considerar o contexto, incluindo seus sujeitos e seus espaços de reprodução da vida, nos estudos e ações que envolvam tecnologias e educação. Em seguida, apresentamos um conjunto composto por treze artigos provenientes de investigações, relatos de experiências, entrevistas, resenhas de livro e dissertação que interpelam como as tecnologias de informação e comunicação influenciam as questões educacionais e sociais, assim como as formas de abordá-las num processo investigativo. Com isso, esperamos contribuir com essa realidade educacional, articulando experiências e investigações que possam promover debates, novos olhares e novas perspectivas sobre as tecnologias e a educação, considerando, de fato, as especificidades do contexto Amazônico.
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