‘NATUREZA NA PELE’: O POTENCIAL DAS NARRATIVAS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO MUSEAL ONLINE E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66020Palavras-chave:
Educação Museal Online. Popularização da Ciência. Pandemia. Tatuagem. SAE.Resumo
A pandemia de COVID-19 impôs uma série de desafios ao campo museal e a seus profissionais. Estes voltaram a sua atenção para as tecnologias digitais em rede (TDR) para continuarem a manter contato com seus públicos. A Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (SAE/MN) vem, desde 2018, lançando mão de suas redes sociais como ‘espaçostempos’ educativos e de popularização da ciência no contexto da Educação Museal Online (XXXXX, 2021). Este artigo tem como objetivo apresentar e narrar duas ações educativas museais online que integraram o eixo temático nomeado ‘Natureza na Pele’, como parte do projeto ‘Mediação Museal Online: Museu Nacional e Popularização da Ciência nas Redes’. A heterogeneidade de sentidos e ‘conhecimentossignificações’ emergentes nas narrativas e imagens dos praticantes da SAE reforça a fala de Germano e Kulesza (2007) sobre a importância do resgate e visibilização das muitas experiências e conhecimentos de nossos praticantes, e revelam as vivências e experiências singulares de cada praticante nas/com múltiplas redes educativas que habitam e nas quais circulam diversos tipos de conhecimentos, dentre esses, o conhecimento científico, que, portanto, não se configura como uma prática isolada das demais práticas sociais e conhecimentos. Como educadore/as museais devemos, portanto, continuar nossa caminhada dialogando com as noções de popularização da ciência, da Educação Museal Online e da Educação Museal, uma vez que essas estão fundadas na criação de ambiências conversacionais, colaborativas e coautorais em interatividade, visando à formação crítica e emancipatória dos sujeitos e a transformação social.Referências
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