EDUCAÇÃO MUSEAL E A PANDEMIA DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.70282

Palavras-chave:

Educação Museal, Pandemia, COVID-19, Museu, Educação Museal Online

Resumo

Apresentação Dossiê 'Educação Museal e a Pandemia de COVID-19'

Biografia do Autor

Frieda Maria Marti, Coordenação de Educação e Popularização da Ciência, Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST)

Educadora Museal. Doutora em Educação pelo ProPed/UERJ - Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Mestre em Zoologia (Ornitologia) pelo Museu Nacional/UFRJ. Especialista em Further Education Teaching pelo Kirklees College, UK, pós-graduada em Adult Education e E-learning and Multimedia pela Huddersfield University, UK e em ESOL - English for Speakers of Other Languages pela Cambridge University, UK. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência com Tecnologias Educacionais, Educação Online, Educação de Adultos, Educação Museal, Educação Museal Online, Divulgação e Popularização das Ciências, Ensino de Inglês para Estrangeiros (ESOL English for Speakers of Other Languages), Formação de Professores e de Educadores Museais e Design instrucional e desenvolvimento de cursos online e materiais didáticos para diversos públicos. Integrante (Pesquisadora) do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GpDOc/UFRRJ) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, coordenado pela Profa Dra. Edméa Santos e integrante do Grupo de Pesquisa Educação Museal: conceitos, história e políticas do(a)Instituto Brasileiro de Museus, coordenado pela Profa Dra. Fernanda Castro. Pesquisadora bolsista PCI (Programa de Capacitação Institucional/CNPq) junto a Coordenação de Educação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (COEDU/MAST).

Andréa Fernandes Costa, Seção de Assistência ao Ensino, Museu Nacional; Departamento de Estudos e Processos Museológicos e da Escola de Museologia (UNIRIO),Escola de Museologia, UNIRIO.

Licenciada em História (FFP/UERJ), Mestre e Doutora em Educação (PPGEdu/UNIRIO). É educadora museal no Museu Nacional (UFRJ), docente do Departamento de Estudos e Processos Museológicos (DEPM/UNIRIO) e da Especialização em Divulgação Científica (FIOCRUZ).

Fernanda Santana Rabello de Castro, Museu Histórico Nacional

Graduada em História e mestre em Educação pela UFRJ, doutora em Educação pela UFF, mestranda em Museologia e Patrimônio na UFRGS. É educadora museal, atualmente ocupando cargo de diretora substituta no Museu Histórico Nacional e docente no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da UNIRIO.

Referências

ANDRADE, Camila de Oliveira; ALVES, Camila Araújo. EDUCAÇÃO MUSEAL E ACESSIBILIDADE: O QUE APRENDEMOS COM A DEFICIÊNCIA? Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 266-274. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65895

BONATTO, Maria Paula de Oliveira; REIS, Bianca Antunes; SILVA, Priscilla Abrantes da; AGUIAR, Suzi Santos de. MUSEU DA VIDA FIOCRUZ E COVID19: EDUCACÃO, CIÊNCIA E CULTURA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 93-119. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64441

CARVALHO, Cristina; LOPES, Gabriela Campolina de Azeredo Coutinho. APROXIMAÇÃO EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO: MUSEUS EM CONTEXTOS VIRTUAIS DURANTE A PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 21-33. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62958

CECA BR; REM BR. Carta Aberta aos educadores museais brasileiros sobre os efeitos da Pandemia de COVID-19 na educação museal no Brasil. ICOM Brasil, 2020. Disponível em: <http://www.icom.org.br/files/Carta_Aberta_e_Recomenda%C3%A7%C3%B5es_para_Educa%C3%A7%C3%A3o_Museal_no_Brasil.pdf>. Acesso em: 19 set. 2022.

CHIOVATTO, Milene; AIDAR, Gabriela; OLIVEIRA, Margarete de; SANTOS, Wilmihara Benevides da Silva Alves dos; FARINHA, Vera Lucia Cardoso. EDUCAÇÃO MUSEAL EM TEMPOS PANDÊMICOS: O QUE APRENDEMOS? . Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 34-56. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64144

COSTA, Andréa Fernandes.; CASTRO, Fernanda.; SOARES, Ozias. Por uma história da educação museal no Brasil. In: Costa, Andréa Fernandes; Castro, Fernanda; Soares, Ozias (Orgs.) Educação museal: conceitos, história e políticas. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2020.

COSTA, Andréa Fernandes; CASTRO, Fernanda; SOARES, Ozias; CHIOVATTO, Milene Educação museal. In: Instituto Brasileiro de Museus. Caderno da Política Nacional de Educação Museal. Brasília, DF: IBRAM, 2018.

CUNHA, Livia Mascarenhas de Paula; SANTOS, Ana Carolina de Jesus dos; MARZULLO, Renata Zappelli; SIQUEIRA, Elaine Barros. A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E MUSEUS DE CIÊNCIA NA PANDEMIA: EXPERIÊNCIAS DA CASA DA CIÊNCIA DA UFRJ. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 152-172. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64535

DAHMOUCHE, Mônica Santos; PINTO, Simone Pinheiro. MUSEU CIÊNCIA E VIDA E OS VÍNCULOS ESTABELECIDOS DURANTE A PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 77-92. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64430

FLÓRIO, Victória; SANTOS, Karlla Kamylla Passos dos; MARTINS, Alanna Dahan. EXPOSIÇÃO VIRTUAL O CÉU QUE NOS CONECTA O PÚBLICO INFANTO JUVENIL OCUPA O MUSEU DE CIÊNCIAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 120-151. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64444

IBERMUSEUS. O que os museus necessitam em tempos de distanciamento físico. Resultados da pesquisa sobre o impacto do COVID-19 nos museus ibero-americanos. Relatório de impacto da pandemia e repositório COVID-19 para os museus, julho, 2020. Disponível em: http://www.ibermuseos.org/wp-content/uploads/2020/07/informecovid-vf.pdf Acesso: 20 set 2022.

IBRAM. Instituto Brasileiro de Museus. Documento Final da PNEM. Brasília: Ibram, 2017.

ICOM. Museums, museum professionals and COVID-19: survey results. ICOM, COVID-19, maio 2020. Disponível em: <https://icom.museum/wp-content/uploads/2020/05/Report-Museums-and-COVID-19.pdf>. Acesso em: 19 set. 2022.

MARTI, Frieda Maria. A Educação Museal Online: uma ciberpesquisa-formação na/com a seção de assistência ao ensino (SAE) do Museu Nacional-UFRJ. Tese (Doutorado) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Faculdade de Educação, 2021, 298f.

MARTI, Frieda Maria.; COSTA, A. Revisitando os museus na pandemia: sobre educação museal online e cibercultura. Notícias. Revista Docência e Cibercultura, maio de 2020, online. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/announcement/view/1107. Acesso em: 23 ago. 2022.

MARTI, Frieda Maria; BRAGA, Carolina; MONTEIRO, Fernanda; COSTA, Andrea Fernandes. ‘NATUREZA NA PELE’: O POTENCIAL DAS NARRATIVAS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO MUSEAL ONLINE E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 173-192. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66020

MARTI, Frieda; SANTOS, Edméa. Educação museal online: a educação museal na/com a cibercultura. Revista Docência e Cibercultura, maio-ago, 2019, v. 3, n. 2,. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44589. Acesso em: 20 ago. 2022.

MATOS, Claudia Sá Rego; VALIATE, Larissa Leal; CHAMUSCA, Caroline; FALCÃO, Douglas. INSTRUMENTOS CIENTÍFICOS HISTÓRICOS DO MAST E MEDIAÇÃO ONLINE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO MUSEAL EM CONTEXTO PANDÊMICO. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 214-233. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64541

MONTONE, Annelise Costa; BACHETTINI, Andréa Lacerda. RELATO SOBRE A DOCÊNCIA: CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SEMINÁRIOS DE ESTUDOS DIRIGIDOS - RECOMENDAÇÕES E PROTOCOLOS VOLTADOS AO PATRIMÔNIO CULTURAL, EM TEMPOS DE PANDEMIA - COVID - 19-2020. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 252-265. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.64398

OLIVEIRA, Taiana Lílian Costa de. CAMPANHA “VOZES DE OUTUBRO”: SENSIBILIZAÇÃO JUNTO AO PÚBLICO VIRTUAL DO MUSEU DA VIDA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 193-213. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63002

PEIXOTO, Denise Cristina Carminatti; SOUZA, Aline Miranda; CASTRO, Aline Rocha de Souza Ferreira de. "O TRABALHO QUE O EDUCADOR FAZ É IR ALÉM": UMA CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL COM DENISE PEIXOTO, EDUCADORA DO MUSEU PAULISTA. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 275-290. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66199

RODRIGUES, Izabela Cristina Bittencourt; PITTA, Ana Carolina; RIBEIRO, Caroline; OLIVEIRA, Bruno Henrique Gonçalves de; COLONESE, Paulo Henrique. CULTURAS ESTELARES COM PLANETÁRIO: VIAGENS PELA ASTRONOMIA DE POVOS ORIGINÁRIOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 291-294. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62953

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019. E-book. Disponível em: http://www.edmeasantos.pro.br/assets/livros/Livro%20PESQUISA-FORMA%C3%87%C3%83O%20NA%20CIBERCULTURA_E-BOOK.pdf

SILVA, Rejâne Maria Lira-da-LOPES, David Santana; ALMEIDA, Ana Caroline Caldas de; RODRIGUES, Tatiale de Oliveira; MISE, Yukari Figueroa. A EDUCAÇÃO MUSEAL DO NÚCLEO DE OFIOLOGIA E ANIMAIS PEÇONHENTOS DA BAHIA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 57-76. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.62998

SOUZA, Paula de Oliveira; ALMOINHA, Marina Santiago Gonçalves; MARANDINO, Martha. CRIANÇAS, ESCOLA E MUSEUS SE ENCONTRAM PELA TELA DO COMPUTADOR NA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 6, n. 4, set.-dez., 2022, p. 234-251. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.63510

UNESCO. Museums around the World in the face of COVID-19. UNESDOC Digital Library, maio 2020. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373530/PDF/373530eng.pdf.multi>. Acesso em: 13 set. 2022.

Downloads

Publicado

2022-09-23

Como Citar

MARTI, Frieda Maria; FERNANDES COSTA, Andréa; SANTANA RABELLO DE CASTRO, Fernanda. EDUCAÇÃO MUSEAL E A PANDEMIA DE COVID-19. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 10–20, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.70282. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/70282. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Apresentação Temática