O planejamento urbano entre a ordem e o caos

Autores/as

  • Leonardo Barifouse

Palabras clave:

Planejamento Urbano. Racionalismo moderno. Individualização pós-moderna. Indivíduo. Espontaneidade. Segregação. Ambivalência.

Resumen

O planejamento urbano, vítima histórica do racionalismo totalitário vigente na época moderna, enfrenta atualmente, sob os influxos do movimento pós-moderno, a questão do papel do indivíduo. Neste contexto, caminha em constante tensão entre a ordem ínsita a qualquer tipo de planejamento e a espontaneidade criativa oferecida pelos indivíduos à vida urbana. O presente artigo aborda o contraponto entre ordem e caos a partir do ponto de vista da história recente da disciplina e tenta ressaltar a riqueza trazida pela valorização do indivíduo à ordem planejadora. Contudo, alerta quanto ao risco de que a individualização pós-moderna e a pulverização das relações sociais possam se traduzir no caos que o planejamento urbano sempre tentou superar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-01-23

Cómo citar

Barifouse, L. (2014). O planejamento urbano entre a ordem e o caos. Revista De Direito Da Cidade, 5(1). Recuperado a partir de https://www.e-publicacoes.uerj.br/rdc/article/view/8998

Artículos similares

<< < 53 54 55 56 57 58 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.