Conveniência da imposição de estudos de impacto de vizinhança e as medidas compensatórias, mitigatórias e retributivas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/rdc.2023.61380

Keywords:

Plano diretor, legislação urbanística, EIV, compensação e retribuição, desvio de finalidade.

Abstract

O presente texto tem como propósito a discussão da utilização do estudo de impacto de vizinhança (EIV) como instrumento de efetivação e controle de atividades e empreendimentos impactantes e como a legislação urbanística o faz em face das conveniências econômicas geradas por empreendimentos públicos ou particulares. Por meio do método hipotético-dedutivo, será debatido de como o plano diretor e atos normativos podem estabelecer regras adequadas aos interesses municipais preservando interesses coletivos. No trabalho se fará revisão bibliográfica e terá como base a legislação vigente. A proposta é verificar como os projetos submetidos às municipalidades podem ser objeto de medidas compensatórias, mitigatórias e retributivas e a necessidade de serem consignadas no plano diretor e legislação municipal. A administração municipal, em face desses fatores e de interesses futuros, deve guiar-se com margem decisória responsável de forma a compatibilizar a atividade econômica com o que especificou serem funções socioambientais da cidade. O texto sublinha nas considerações finais que nem sempre essa conciliação de interesses públicos e privados existe de fato e que podem ocorrer desvios que não atendam o interesse coletivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

EDSON RICARDO SALEME, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Professor de Direito Ambiental Internacional do Curso Stricto Sensu da Universidade Católica de Santos. Professor d ESA-OAB-SP, pós-doutor em Direito pela UFSC.

ALVARO MICCHELUCCI, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Mestrando em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos. Procurador Federal em Santos.

Published

2023-12-04

How to Cite

SALEME, E. R., & MICCHELUCCI, A. (2023). Conveniência da imposição de estudos de impacto de vizinhança e as medidas compensatórias, mitigatórias e retributivas. Revista De Direito Da Cidade, 15(2), 586–612. https://doi.org/10.12957/rdc.2023.61380

Similar Articles

<< < 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.