v. 13 n. 3 (2021): Educação Infantil: políticas, práticas e poéticas na trajetória formativa

					Visualizar v. 13 n. 3 (2021): Educação Infantil: políticas, práticas e poéticas na trajetória formativa
Publicado: 2022-03-24

Apresentação

  • Capa, Ficha Técnica e Sumário

    Revista Periferia
    01-06
  • Editorial

    Ivan Amaro, Dilton Ribeiro Couto Junior, Hector Renan da Silveira Calixto, Marcelle Medeiros Teixeira, Tania Lucía Maddalena, Felipe Carvalho
    07
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66176
  • EDUCAÇÃO INFANTIL: POLÍTICAS, PRÁTICAS E POÉTICAS NA TRAJETÓRIA FORMATIVA

    Adriana do Carmo Corrêa Gonçalves, Ana Ivenicki
    08
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66175

Dossiê

  • CRIANÇA E NATUREZA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Valéria Fernandes de Abreu, Taisy Sousa de Oliveira Siqueira, Alessandra Gonçalves de Castro
    09-24
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66010
  • INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Osmar Vieira dos Santos Junior, Aline Teixeira dos Santos, Luciene Leandro Gomes
    25-38
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66011
  • CONTRIBUIÇÕES DO REGISTRO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES DE AUTOAVALIAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

    Richard Ayala Ardila, Jeanne André Rodrigues de Lisbôa, Nelyanne André Rodrigues Alencar
    39-53
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66012
  • O PAPEL DO GESTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Janaina Moreira de Oliveira Goulart, Maria Francisca Pacheco, Daniele Silva de Loiola de Souza
    54-74
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66013
  • EDUCAÇÃO INFANTIL, ANTIRRACISMO E MULTICULTURALISMO

    Adriana do Carmo Correa Gonçalves, Ana Ivenicki
    75-95
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66014
  • Docência na creche: contradições e enfrentamentos

    Ana Paula Santiago do Nascimento, Claudia Meire Rodrigues, Dilma Antunes Silva
    96-121
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63515
  • A EDUCAÇÃO INFANTIL PARA ALÉM DA ESCOLARIZAÇÃO PRECOCE: uma revisão sobre o tempo-espaço na escola a partir da inserção de livros didáticos

    Vivian Ventura Tomé Pedro, Cíntia Chung Marques Correa
    122-139
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63129
  • O BRINCAR DO QUINTAL E DO TERREIRO: Possibilidades da BNCC para a ERER na educação infantil

    Débora Magalhães França
    140-154
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63316
  • ESCOLA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: desafios para a ampliação das redes da Baixada Fluminense

    Rejane Peres Neto Costa, Anelise Monteiro do Nascimento
    155-176
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63320
  • O BRINCAR E A EXPERIÊNCIA CULTURAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O despertar da festa junina a partir da copa do mundo

    Silvia Cristina Costa Gomes, Alexandre Santiago da Costa
    177-193
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63516
  • Expressão corporal e ludicidade na educação infantil

    Tamara Grigorowitschs
    194-210
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63284
  • DO DIREITO À EDUCAÇÃO AO DIREITO DE BRINCAR: reflexões sobre as políticas públicas para a educação infantil

    Nataly Ferreira Costa dos Santos, Danyelle Moura dos Santos
    211-229
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63404
  • Práticas Pedagógicas Inovadoras e Tecnologias Digitais Imersivas na Educação Infantil.

    Deisiré Amaral Lobo, Regina Barwaldt
    230-256
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63513
  • DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: A TECNOLOGIA EM QUESTÃO

    Magda Barbosa da Silva, Janaína Nogueira Maia Carvalho
    257-278
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63136
  • O ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE REGGIO EMILIA PARA A PRODUÇÃO CIÊNTÍFICA BRASILEIRA

    Adriane Graeff, Arnaldo Nogaro
    279-302
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.62951

Entrevistas

  • Entrevista com a Professora Queiti Cristina Pereira da Silva

    Érika Loureiro de Carvalho, Queiti Cristina Pereira da Silva
    303-307
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66015