O ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE REGGIO EMILIA PARA A PRODUÇÃO CIÊNTÍFICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.62951Keywords:
Estado do conhecimento. Educação da infância. Reggio Emilia.Abstract
O estudo tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento para entender quais as contribuições da abordagem de educação da infância de Reggio Emilia para a produção científica brasileira. A pesquisa realizada no portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no mês de dezembro de 2020, traz os estudos realizados sobre a temática no Brasil. Destaca-se que há um movimento de pesquisa em relação à temática, porém ainda há pouca quantidade de teses relacionadas ao tema proposto. Observa-se que os trabalhos trazem os relatos de estudos e aproximação realizados por alguns dos pesquisadores em Reggio Emilia, outros trazem o diferencial dessa abordagem, o porquê lá existe determinadas práticas importantes para o desenvolvimento infantil e o diferencial presente na organização da sociedade, na forma de se relacionar, participar e na escuta sensível que faz com que essa abordagem seja referência mundial de educação da infância.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).