O ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA DE REGGIO EMILIA PARA A PRODUÇÃO CIÊNTÍFICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.62951Palabras clave:
Estado do conhecimento. Educação da infância. Reggio Emilia.Resumen
O estudo tem como objetivo apresentar o estado do conhecimento para entender quais as contribuições da abordagem de educação da infância de Reggio Emilia para a produção científica brasileira. A pesquisa realizada no portal de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no mês de dezembro de 2020, traz os estudos realizados sobre a temática no Brasil. Destaca-se que há um movimento de pesquisa em relação à temática, porém ainda há pouca quantidade de teses relacionadas ao tema proposto. Observa-se que os trabalhos trazem os relatos de estudos e aproximação realizados por alguns dos pesquisadores em Reggio Emilia, outros trazem o diferencial dessa abordagem, o porquê lá existe determinadas práticas importantes para o desenvolvimento infantil e o diferencial presente na organização da sociedade, na forma de se relacionar, participar e na escuta sensível que faz com que essa abordagem seja referência mundial de educação da infância.
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