O BRINCAR E A EXPERIÊNCIA CULTURAL NUMA TURMA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O despertar da festa junina a partir da copa do mundo
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63516Palabras clave:
Festa junina, educação infantil, manifestações culturais, brincadeira e interação.Resumen
Nas últimas décadas, a educação infantil foi palco de grandes conquistas em vários campos, como nas reconfigurações acerca da infância e do desenvolvimento infantil, das políticas públicas e da legislação educacional. Este estudo teve por objetivo identificar as experiências e as situações de aprendizagens significativas, em relação a uma manifestação cultural tradicional brasileira, a partir dos movimentos das crianças e através do olhar sensível e observador das professoras. Foi resultado de uma pesquisa de campo que ocorreu em uma instituição de Educação Infantil da rede pública de Fortaleza-CE. As professoras, após observarem o interesse das crianças em álbuns de figurinhas da Copa do Mundo, organizaram atividades sobre a festa junina, articulando as origens dos elementos desta festa com os países participantes deste campeonato mundial. As atividades propostas, através das observações e da sensibilidade das professoras em atender as demandas da turma, respeitaram os direitos de aprendizagem da criança, como também os princípios éticos, políticos e estéticos da Educação Infantil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).