Práticas Pedagógicas Inovadoras e Tecnologias Digitais Imersivas na Educação Infantil.
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63513Palabras clave:
Tecnologia Imersiva, Tecnologias Digitais, Prática Pedagógica, Educação Inovadora, Educação Infantil.Resumen
Apresenta uma pesquisa qualitativa sobre as produções científicas disponíveis no Google Acadêmico e que versam sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras e o uso de Tecnologias Digitais Imersivas no contexto educativo. O objetivo geral foi elencar as experiências docentes e os projetos educacionais pautados nas Tecnologias Digitais e Imersivas no contexto nacional. A fundamentação teórica percorreu a teoria de Pereira (2005); Miranda (2007); Vieira (2011); Alves (2020); Carneiro (2020), dentre outros. O método de produção de dados foi a Revisão Sistemática na plataforma Google Acadêmico pelo uso dos termos de busca: “educação infantil” AND “tecnologias imersivas”. O corpus de análise se constituiu a partir de critérios de inclusão e exclusão e a construção dos resultados ocorreu pela Análise Interpretativa dos títulos, resumos e palavras-chave dos documentos, seguido pela leitura dinâmica para identificação dos aspectos considerados relevantes. Foram utilizadas quatro questões norteadoras para a interpretação dos resultados, sendo elas: a) A que público se destinou? b) Que disciplina ou conteúdo orientou a Prática de Pedagógica? c) Houve utilização de Tecnologia Digital ou Imersiva? d) Havia relação com Projeto de Ensino ou de Pesquisa? Os resultados obtidos demonstraram uma baixa representatividade de estudos sobre a temática da pesquisa disponível no Google Acadêmico, motivando a reflexão sobre os percalços que dificultam o encontro de professores da educação básica com documentos científicos que socializam experiencias sobre uso de Tecnologias Digitais e Imersivas como Prática Pedagógica Inovadora.Descargas
Publicado
24.03.2022
Cómo citar
Amaral Lobo, D., & Barwaldt, R. (2022). Práticas Pedagógicas Inovadoras e Tecnologias Digitais Imersivas na Educação Infantil. Periferia, 13(3), 230–256. https://doi.org/10.12957/periferia.2021.63513
Número
Sección
Dossier
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).