CRIANÇA E NATUREZA: CAMINHOS POSSÍVEIS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2021.66010Keywords:
Educação Infantil, criança, naturezaAbstract
Esta pesquisa destina-se à reflexão da convivência com a Natureza na Educação Infantil, no que se refere ao incentivo à curiosidade, à exploração, ao questionamento, às vivências e experiências das crianças, pensando nos possíveis caminhos que promovam o cuidado, a alegria de viver/brincar ao ar livre, a interação e a preservação da biodiversidade dentro da escola. Para esta reflexão, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental com a literatura especializada. Através de Lobo (2013), Antônio (2019), Tiriba, Flores e Rodrigues (2016) e Ostetto (2017), aprofundamos o referencial teórico de suporte à investigação, bem como a análise da lei e documentos em conexão com nossa temática. Essa pesquisa qualitativa de cunho exploratório, que, segundo Gil (2016, p. 27), tem “o objetivo de proporcionar visão geral, de tipo aproximativo, acerca de determinado fato”, analisou os dados levantados, observando os desafios das instituições educacionais para derrubar o emparedamento das crianças, visando um maior equilíbrio e contato com a natureza, através de possibilidades que destaquem a pluralidade de atividades que conectem infância e natureza.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).