O percurso do vocábulo profeta na dicionarística de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2020.51047

Palavras-chave:

Lexicologia, Lexicografia, Dicionarística, Dicionário, Profeta.

Resumo

O presente trabalho buscou estudar o percurso da palavra profeta na tradição dicionarística da língua portuguesa. Para esse fim, buscamos tratar questões relacionadas à ciência lexicográfica, ou lexicografia, e à lexicologia, para entendermos como as ciências do léxico se desenvolveram em Portugal e no Brasil. Em seguida, apresentamos um relato acerca da história dos dicionários e apresentamos os percursos deles na história de Portugal e na do Brasil, nesse ponto, buscamos apresentar algumas das diferenças, que podem ser observadas, entre a lexicografia dos dois países. Para finalizar, escolhemos olhar o vocábulo profeta a partir da visão de quatro importantes obras à ciência lexicográfica do português e são eles: o Vocabulário do padre Rafael Bluteau (1728), o Dicionário de Caldas Aulete (1881), o Dicionário Etimológico de Antenor Nascentes (1955) e o Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa do filólogo Antônio Houaiss e do lexicógrafo Mauro de Salles Villar (2009). Após a escolha dos dicionários fizemos a análise da entrada para o verbete em cada um desses dicionários e por fim apresentamos as nossas considerações finas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Letras - Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2020). Integra, desde junho de 2019, o grupo de Pesquisa Estudos Linguísticos, Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa (ELMEP/CNPq). É professor voluntário do curso Ascensão Pré-vestibular Social.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

LOPES, Thiago Wallace Rodrigues dos Santos. O percurso do vocábulo profeta na dicionarística de língua portuguesa. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 19, n. 34, p. 281–304, 2020. DOI: 10.12957/palimpsesto.2020.51047. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/51047. Acesso em: 22 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)