Aplicações potenciais da Linguística Cognitiva para áreas da Linguagem, do Discurso e da Gramática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2024.86870

Palavras-chave:

Antônio Suarez de Abreu, Linguística Cognitiva, Argumentação, Cognição e Linguagem, Gramática e Retórica.

Resumo

A entrevista nacional do dossiê "A relação 'língua e sentido' em diferentes abordagens", da Palimpsesto – revista discente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, oportuniza uma troca com o professor, pesquisador e escritor Antônio Suarez de Abreu. Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), atuou em diversas universidades, como USP e UNESP, tem experiência e produção nas áreas de Cognição e Linguagem, Gramática e Retórica e Linguística Cognitiva. Nessa conversa, fomos brindados com o seu percurso dentro dos estudos linguísticos, discorrendo sobre assuntos como a produção de textos, marcadores textuais e pragmáticos e, com maior destaque, Linguística Cognitiva, assunto que conduz nosso foco para um homem não (apenas) científico, mas ancestral e corporificado. Agradecemos imensamente ao professor Antônio Suarez de Abreu pela proveitosa conversa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Suárez Abreu, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Graduado em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Foi professor-associado da USP e, atualmente, é professor titular de Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Thiago Wallace Rodrigues dos Santos Lopes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Letras: Língua Portuguesa (UERJ), com bolsa CAPES; Mestre em Letras: Língua Portuguesa (UERJ); Licenciado em Letras: Português-Literaturas (UFRRJ); membro dos grupos de pesquisas Estudos Linguísticos, Multiletramentos e Ensino de Língua Portuguesa (ELMEP/CNPq), Descrição e Ensino de Língua: pressupostos e práticas (CNPq) e Laboratório de Pesquisa em Língua e Discurso (LINDIS/CNPq); compôs o corpo de editores do periódico Palimpsesto – Revista discente do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ (04/2018-01/2020 e 05/2023-03/2024) e é professor de Língua Portuguesa e Produção Textual da rede municipal de Saquarema.

Débora Leão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Bacharel em Publicidade e Propaganda pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e Mestre em Letras/Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ABREU, Antônio Suárez. Gramática mínima para o domínio da língua padrão. 1. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003.

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 13. ed. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2009 (e-book).

ABREU, Antônio Suárez. Linguística cognitiva: uma visão geral e aplicada. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2010.

ABREU, Antônio Suárez. Texto e Gramática - uma visão integrada e funcional para a leitura e a escrita. 1. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

ABREU, Antônio Suárez; LYRIO, Aurélia Leal Lima. Marcadores pragmáticos, livros didáticos e ensino. Percursos Linguísticos (UFES), v. 10, p. 72-94, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/issue/view/1264. Acesso em: 10 de abril de 2024.

LAKOFF, George. A hipótese da invariância: o pensamento abstrato está baseado em esquemas de imagem? Cadernos de Tradução, Porto Alegre, n. 31, jul-dez, 2012.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

Publicado

2024-09-27

Como Citar

ABREU, Antônio Suárez; LOPES, Thiago Wallace Rodrigues dos Santos; LEÃO, Débora. Aplicações potenciais da Linguística Cognitiva para áreas da Linguagem, do Discurso e da Gramática. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 46, p. 53–71, 2024. DOI: 10.12957/palimpsesto.2024.86870. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/86870. Acesso em: 22 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)