Entrevista com Joaquim Dolz, professor da Universidade de Genebra

Autores

  • Camille Roberta Ivantes Braz UERJ
  • Everaldo Lima de Araújo UERJ
  • Jordana Lenhardt UERJ

Palavras-chave:

Entrevista, Joaquim Dolz, Didática de línguas

Resumo

Joaquim Dolz é professor e pesquisador em didática do francês como língua materna, com doutorado em Ciências da Educação - Didática das Línguas, pela Universidade de Genebra (Suíça), onde é atuante na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Em seu percurso como pesquisador se engajou em diversos projetos a fim de desenvolver a pesquisa sobre a didática das línguas, envolvendo também a engenharia didática, o estudo a respeito das competências dos estudantes, a modelização didática dos gêneros  textuais, o ensino da produção oral e escrita, assim como o estudo dos objetos de ensino e a atividade dos professores de língua. Tem se dedicado ao estudo dos processos de formação de professores em uma perspectiva didática. Dentre suas obras publicadas no Brasil, temos Produção escrita e dificuldade de aprendizagem (em autoria conjunta com Fabrício Decândio e Roxane Gagnon) [ Editora Mercado de Letras], O enigma da competência em educação (com a colaboração de Edmée Ollagnier e outros autores) [Editora Artmed] e Gêneros orais e escritos na escola (organizado em coautoria com Bernard Schneuwly) [Editora Mercado de Letras] . Fluente em português, o Professor Joaquim Dolz concedeu a seguinte entrevista à Palimpsesto via e-mail.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camille Roberta Ivantes Braz, UERJ

Comissão editorial

Everaldo Lima de Araújo, UERJ

Comissão editorial

Jordana Lenhardt, UERJ

Comissão editorial

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

BRAZ, Camille Roberta Ivantes; ARAÚJO, Everaldo Lima de; LENHARDT, Jordana. Entrevista com Joaquim Dolz, professor da Universidade de Genebra. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 16, n. 25, p. 355–367, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/34810. Acesso em: 23 maio. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>