Entrevista com Joaquim Dolz, professor da Universidade de Genebra
Keywords:
Entrevista, Joaquim Dolz, Didática de línguasAbstract
Joaquim Dolz é professor e pesquisador em didática do francês como língua materna, com doutorado em Ciências da Educação - Didática das Línguas, pela Universidade de Genebra (Suíça), onde é atuante na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Em seu percurso como pesquisador se engajou em diversos projetos a fim de desenvolver a pesquisa sobre a didática das línguas, envolvendo também a engenharia didática, o estudo a respeito das competências dos estudantes, a modelização didática dos gêneros textuais, o ensino da produção oral e escrita, assim como o estudo dos objetos de ensino e a atividade dos professores de língua. Tem se dedicado ao estudo dos processos de formação de professores em uma perspectiva didática. Dentre suas obras publicadas no Brasil, temos Produção escrita e dificuldade de aprendizagem (em autoria conjunta com Fabrício Decândio e Roxane Gagnon) [ Editora Mercado de Letras], O enigma da competência em educação (com a colaboração de Edmée Ollagnier e outros autores) [Editora Artmed] e Gêneros orais e escritos na escola (organizado em coautoria com Bernard Schneuwly) [Editora Mercado de Letras] . Fluente em português, o Professor Joaquim Dolz concedeu a seguinte entrevista à Palimpsesto via e-mail.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Palimpsesto journal publishes original articles and reviews in the field of Literature, Language and Linguistics. We also publish mixed and/or thematic issues, with articles and reviews in Portuguese, English, Spanish, and French.
Authors retain copyright and grant the journal the right of its first publication, with the work simultaneously licensed under Creative Commons Attributions License, which allows sharing of the work with an acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Palimpsesto uses a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license.