Patrimônio cultural e memória literária: uma experiência brasileira sobre pertencimento e geografia com Analice Martins / Patrimonio culturale e memoria letteraria: un’esperienza brasiliana su appartenenza e geografia con Analice Martins

Autores

  • Jefferson Evaristo do Nascimento Silva UERJ/UFRJ/IFF
  • Everaldo Lima de Araújo
  • Jordana Lenhardt
  • Márcia da Gama Silva Felipe
  • Analice de Oliveira Martins IFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/palimpsesto.2018.38395

Palavras-chave:

Entrevista, patrimônio cultural, memória literária

Resumo

Entrevista com a professora Analice de Oliveira Martins para o dossiê "Patrimônio cultural e memória literária"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Evaristo do Nascimento Silva, UERJ/UFRJ/IFF

Doutorando em Língua Portuguesa pela UERJ e em Letras Neolatinas - opção língua italiana - pela UFRJ. Mestre em Letras Neolatinas pela UFRJ. Formado em Letras Português/Italiano e especialista em Língua Italiana - Tradução, ambos pela UERJ. Atua nas áreas de Língua Portuguesa, Língua Italiana, Linguística Aplicada e Linguística. Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Instituto Federal Fluminense (IFF / RJ). Desenvolve pesquisa nas seguintes áreas: Ensino de Português; Ensino de Português como LE; Contato Linguístico; Materiais de leitura e produção de textos em Língua Portuguesa. Participa como pesquisador dos grupos de pesquisa "Ensino e aprendizagem de línguas: abordagens, metodologias e tecnologias", "Descrição e Ensino de Língua: pressupostos e práticas", "Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens" e "Leitura, Produção Textual e Reescrita no Ensino Médio"

Analice de Oliveira Martins, IFF

Possuo Pós-Doutorado em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Università degli Studi Roma Tre (2017); Doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), com bolsa do CNPq; Mestrado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), com bolsa do CNPq; Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Francês) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atuo na área de Letras, lecionando, como Professora Titular, no IFF campus Campos Centro, as seguintes disciplinas: Literatura Brasileira, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Literatura e Estudos Culturais. Sou professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Cognição e Linguagem da UENF e professora titular do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, do IFF campus Campos Centro. Minhas pesquisas relacionam-se aos diálogos entre literatura e estudos culturais; aos relatos de espaço; às questões de pertencimento e identidade cultural e também às fronteiras entre literatura e tecnologia, investigando as novas condições de produção literária na contemporaneidade. Sou pesquisadora do NECEL (Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens), cadastrado no CNPq.

Downloads

Publicado

2018-12-06

Como Citar

SILVA, Jefferson Evaristo do Nascimento; ARAÚJO, Everaldo Lima de; LENHARDT, Jordana; FELIPE, Márcia da Gama Silva; MARTINS, Analice de Oliveira. Patrimônio cultural e memória literária: uma experiência brasileira sobre pertencimento e geografia com Analice Martins / Patrimonio culturale e memoria letteraria: un’esperienza brasiliana su appartenenza e geografia con Analice Martins. Palimpsesto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 17, n. 27, p. 2–7, 2018. DOI: 10.12957/palimpsesto.2018.38395. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/palimpsesto/article/view/38395. Acesso em: 12 jul. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>