Entrevista com Joaquim Dolz, professor da Universidade de Genebra
Palavras-chave:
Entrevista, Joaquim Dolz, Didática de línguasResumo
Joaquim Dolz é professor e pesquisador em didática do francês como língua materna, com doutorado em Ciências da Educação - Didática das Línguas, pela Universidade de Genebra (Suíça), onde é atuante na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Em seu percurso como pesquisador se engajou em diversos projetos a fim de desenvolver a pesquisa sobre a didática das línguas, envolvendo também a engenharia didática, o estudo a respeito das competências dos estudantes, a modelização didática dos gêneros textuais, o ensino da produção oral e escrita, assim como o estudo dos objetos de ensino e a atividade dos professores de língua. Tem se dedicado ao estudo dos processos de formação de professores em uma perspectiva didática. Dentre suas obras publicadas no Brasil, temos Produção escrita e dificuldade de aprendizagem (em autoria conjunta com Fabrício Decândio e Roxane Gagnon) [ Editora Mercado de Letras], O enigma da competência em educação (com a colaboração de Edmée Ollagnier e outros autores) [Editora Artmed] e Gêneros orais e escritos na escola (organizado em coautoria com Bernard Schneuwly) [Editora Mercado de Letras] . Fluente em português, o Professor Joaquim Dolz concedeu a seguinte entrevista à Palimpsesto via e-mail.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Palimpsesto publica artigos e resenhas inéditos, referentes as áreas de Letras e Linguística. Publica volumes mistos e/ou temáticos, com artigos e resenhas em português, inglês, espanhol e francês.
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Palimpsesto utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.