No. 24 (2020): A cidade e suas imagens

					View No. 24 (2020): A cidade e suas imagens

A definição de “cidade” e “imagem” não é tarefa epistemológica simples e o cruzamento das apreensões já propostas pode levar a um labirinto tão desafiador quanto atraente. São duas coordenadas complexas, cujas relações desenham planos intrincados, exigindo uma abordagem multidisciplinar. Frequentemente, e desde há muito tempo, as urbes vêm sendo tematizadas por diferentes imagens dos registros cartográficos às mídias digitais, passando pelas artes plásticas, fotografia, cinema, TV, vídeo, grafite e pichação – produzindo representações que alargaram as possibilidades de interpretação e produção de sentidos sobre as cidades, vistas em perspectiva histórica. Desse modo, as cidades em ampliação e transformação foram largamente fixadas em imagens cada vez mais várias e complexas, um processo que não ficou de fora do conjunto de interesses dos historiadores. Assim, o encontro entre o urbano e o imagético por meio da análise de uma variedade de cidades, reais e imaginárias, e de imagens dos mais diferentes suportes, está presente nos 18 artigos e na entrevista que compõem a presente edição da Revista Maracanan.

Published: 2020-05-31

Expediente

  • Expediente

    1-6
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.51114

Presentation

  • The city and its images

    Amanda Danelli Costa, Carlos Eduardo Pinto de Pinto, Viviane da Silva Araújo
    7-18
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.51267

Interviews

  • Visually explore the social world: the city and its images. Interview with Ana Maria Mauad

    Amanda Danelli Costa, Carlos Eduardo Pinto de Pinto, Viviane da Silva Araujo
    19-32
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.50720

Dossier

Articles

  • Politics, history and republican institutions in the first Quattrocento: Florence by Leonardo Bruni

    Fabrina Magalhães Pinto
    593-614
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.48035
  • The making of the “Ipanema Republic” in Rio de Janeiro in the 1960’s

    Andréa Cristina de Barros Queiroz
    615-634
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47617
  • The Brasilias from the “saraus” of the peripheries: images beyond the postcard.

    Lucía Tennina
    635-652
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.46624
  • From barbarism to memory: urban images as spaces of resilience

    Hércules da Silva Xavier Ferreira, Luana Campos, Pedro Gustavo Morgado Clerot
    653-675
    DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47751