De Revert Henry Klumb a Guilherme Antonio dos Santos: O Rio de Janeiro em 100 anos de fotografia estereoscópica (1850-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47564

Palavras-chave:

Estereoscopia, Fotografia Estereoscópica, Rio de Janeiro

Resumo

Este artigo busca apresentar um panorama da história da estereoscopia e do seu desenvolvimento no Brasil, tomando como fio condutor os fotógrafos profissionais e amadores que se utilizaram da técnica para representar a cidade do Rio de Janeiro desde a década de 1850 até a década de 1950. Inventado no Reino Unido na década de 1830 e distribuído comercialmente a partir da década de 1850, o estereoscópio consistiu numa das formas mais populares de visualização de imagens fotográficas entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX. Entendendo que a técnica tem suas especificidades, buscamos compreender como a estereoscopia atuou na educação do olhar dos observadores brasileiros.

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Biografia do Autor

Maria Isabela Mendonça dos Santos, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Doutora, Mestre e graduada em História pela Universidade Federal Fluminense; Especialista em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Pesquisadora-bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional.

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Publicado

2020-05-31

Como Citar

Santos, M. I. M. dos. (2020). De Revert Henry Klumb a Guilherme Antonio dos Santos: O Rio de Janeiro em 100 anos de fotografia estereoscópica (1850-1950). Revista Maracanan, (24), 33–62. https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47564