A imagem da cidade: o Centro Comercial de Campo Grande, Rio de Janeiro, no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2020.47756Palavras-chave:
Campo Grande, Centro Comercial, Paisagem Urbana, Espaço Urbano, RugosidadesResumo
O artigo objetiva a descrição da atual organização do espaço comercial do centro de Campo Grande, Rio de Janeiro, e ruas adjacentes, e identificação das evidências de acúmulo de tempos desiguais que formam a paisagem e o espaço urbano hodierno do bairro. A partir dos elementos espaciais materializados como objetos buscamos compreender as ações realizadas nesse recorte espacial ao longo do tempo. Para atingir tal fim usamos a descrição e, por conseguinte, utilizamos a metodologia de leitura da imagem da cidade de Kevin Lynch para adquirir e interpretar a imagem atual do centro comercial tipicamente urbano de um bairro outrora rural. Identificamos a consolidação dos objetos tipicamente urbanos sobre os rurais, e a refuncionalização dos objetos rurais para as atividades urbanas.
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