n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios

					Visualizar n. 26 (2013): O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios

Organização do dossiê: Vera Teixeira da Silva e Victória Wilson.

2o. sem.: jul.-dez. 2013.

Publicado: 2014-02-07

Apresentação

  • Entrelugar: linguagem, pesquisa, ensino e formação do professor

    Vera Teixeira da Silva, Victória Wilson
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.9353

Nominata

  • Nominata

    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.9354

Dossiê: O ensino de língua(s) hoje: abordagens e desafios

  • Caminhos e descaminhos dos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa

    Denise Brasil Alvarenga Aguiar
    6-20
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7817
  • O trabalho com os gêneros do discurso no ensino médio e superior em aulas de língua materna

    Maria Eliete Queiroz, Gilton Sampaio de Souza, Crígina Cibelle Pereira
    21-35
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7902
  • Saberes e interlocuções em redações de vestibular

    Victória Wilson, Angélica Pereira da Silva Venturim
    36-58
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.9349
  • Abordagem cognitivista sobre o ensino da gramática: questões teórico-metodológicas

    Maria do Rosario da Silva Roxo
    59-74
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.8056
  • Sociolinguística educacional: ampliando a competência de uso da língua

    Luís Carlos de Oliveira, Lúcia Furtado de Mendonça Cyranka
    75-90
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7392
  • Competências docentes na perspectiva de professores de línguas estrangeiras

    Cristina Francisca de Carvalho Porto, Douglas Altamiro Consolo
    91-107
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7071
  • Contribuições de uma sequência didática com o gênero textual abstract para o processo de ensino-aprendizagem de inglês instrumental

    Daniela Moreira Duarte, Diógenes Cândido de Lima
    108-123
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7905
  • A importância do ensino de cultura na formação de professores de línguas

    Andressa Brawerman-Albini, Maristela Pugsley Werner, Cynthia Martinez
    124-137
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7897
  • “Mas eu não aprendi inglês assim!”: (des) venturas de um gamer em língua estrangeira

    André Coutinho Storto
    138-151
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7491
  • Práticas docentes em turmas heterogêneas do ponto de vista linguístico e cultural

    Headson Rogers da Silva Santos, José Carlos Chaves da Cunha
    152-169
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7894

Estudos Literários

  • Nomeação, criação e linguagem em A hora da estrela, de Clarice Lispector: reflexões sobre o lugar de Deus no paradigma da linguagem

    Lucia Helena
    170-179
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.9351
  • Cruz e Sousa e a poesia do século XX: por dentro do verso

    Juan Marcello Capobianco
    180-195
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.6906
  • Lendo literatura “da” Amazônia sob a ótica de gênero: uma análise literária de “Amor de Maria”, de Inglês de Sousa

    Israel Fonseca Araújo
    196-218
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7490

Estudos Linguísticos

  • A produção do humor na rede social Facebook

    Paula Crespo Halfeld
    219-236
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7319
  • Literatura em quadrinhos hoje

    Mariana Conde Moraes Arcuri
    237-250
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7615
  • Um diálogo entre pesquisa em contextos pedagógicos e estudos da tradução

    Juliana Cunha Menezes
    251-266
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.6936
  • A imbricada relação entre língua e literatura: o texto literário na sala de aula de língua estrangeira

    Talles Henrique Lima, Neuda Alves do Lago
    267-280
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7913

Ensino

  • “If I were Anne”: how Sweden brought Anne of Green Gables to the Palestinian classroom

    Mary McDonald-Rissanen
    281-292
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.9350
  • Ensino de ortografia nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio: desafios teórico-metodológicos

    Marcia Lisbôa Costa de Oliveira
    293-311
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7864
  • Livros didáticos de português: como enfocam concordância e sujeito posposto?

    Monique Alves Vitorino, Cláudia Roberta Tavares Silva
    312-329
    DOI: https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7915