Ensino de ortografia nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio: desafios teórico-metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7864Palavras-chave:
Ortografia. Metodologia. Ensino. Língua portuguesa. Transposição didática.Resumo
O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o ensino das propriedades do sistema alfabético e da norma ortográfica na educação básica e apontar caminhos metodológicos parao ensino reflexivo da escrita convencional. Pretendemos discutir a transposição didática dasteorias sobre a aquisição da língua e sobre a consolidação das normas ortográficas, descrevendo pressupostos para o planejamento de estratégias de ensino adequadas aos alunosdo segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio, sobretudo aqueles queapresentam defasagens em relação às expectativas de aprendizagem previstas para o nível escolar em que se encontram. Tomaremos como referenciais teóricos os estudos acadêmicos sobre psicogênese da língua escrita, variação linguística, estrutura ortográfica das línguas europeias, sistema alfabético da língua portuguesa, consolidação das convenções ortográficas e metodologia do ensino de línguas. No desenvolvimento do trabalho, analisaremos textos deadolescentes e adultos regularmente matriculados em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, que cursam as séries finais do ensino fundamental ou o ensino médio. Nessas produções, buscaremos compreender o que os erros de grafia apresentados revelam o que esses alunos sabem acerca do sistema da escrita e que hipóteses construíram com respeito às relações grafofonêmicas e às convenções ortográficas. Apontando estratégias pedagógicas para lidar com as principais dificuldades apresentadas no domínio das convenções da escrita, pretendemos colaborar para o enfrentamento do desafio de finalizar tardiamente a alfabetização inicial e a aquisição dos princípios ortográficos em séries escolares nas quais usualmente supõe-se que tal processo já esteja consolidado.Downloads
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