Ensino de ortografia nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio: desafios teórico-metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2013.7864Keywords:
Ortografia. Metodologia. Ensino. Língua portuguesa. Transposição didática.Abstract
O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o ensino das propriedades do sistema alfabético e da norma ortográfica na educação básica e apontar caminhos metodológicos parao ensino reflexivo da escrita convencional. Pretendemos discutir a transposição didática dasteorias sobre a aquisição da língua e sobre a consolidação das normas ortográficas, descrevendo pressupostos para o planejamento de estratégias de ensino adequadas aos alunosdo segundo segmento do ensino fundamental e do ensino médio, sobretudo aqueles queapresentam defasagens em relação às expectativas de aprendizagem previstas para o nível escolar em que se encontram. Tomaremos como referenciais teóricos os estudos acadêmicos sobre psicogênese da língua escrita, variação linguística, estrutura ortográfica das línguas europeias, sistema alfabético da língua portuguesa, consolidação das convenções ortográficas e metodologia do ensino de línguas. No desenvolvimento do trabalho, analisaremos textos deadolescentes e adultos regularmente matriculados em escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro, que cursam as séries finais do ensino fundamental ou o ensino médio. Nessas produções, buscaremos compreender o que os erros de grafia apresentados revelam o que esses alunos sabem acerca do sistema da escrita e que hipóteses construíram com respeito às relações grafofonêmicas e às convenções ortográficas. Apontando estratégias pedagógicas para lidar com as principais dificuldades apresentadas no domínio das convenções da escrita, pretendemos colaborar para o enfrentamento do desafio de finalizar tardiamente a alfabetização inicial e a aquisição dos princípios ortográficos em séries escolares nas quais usualmente supõe-se que tal processo já esteja consolidado.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.