v. 7 n. 1 (2021): Janeiro/Abril - Pedagogias vitais: corpo, desejo e educação

Publicado 12 de março de 2021.
O dossiê se propõe a reunir diferentes perspectivas, experiências e ações educativas - formais e não formais - de educação no Brasil, na Argentina e outros países da América Latina que se desafiam no caminho de um educar que traz presente o corpo, o desejo, a relação, não como objetivo a alcançar, senão como prática cotidiana e contemporânea: é agora, já, tecida no corpo a corpo entre sujeitos. Dessa forma, o dossiê busca dar a ver movimentos de afirmação locais, que se apresentam em forma de projetos pedagógicos, ações e aulas pensadas e vividas desde a invenção, a liberdade, a solidariedade, a partilha, encontro, o acontecimento.
Interessam, aqui, experiências vitalizadas, educação como processo de transformação, conversação, performance, descolonização do ser e do saber, indisciplina contra o “assim das coisas”, toda vez que ele afirmar colonialidades, subalternidades e normatizações. Buscamos uma escola ou, mais ainda, uma educação que re-existe na partilha do sensível, na afirmação de corpos e existências transviadas, isto é, que burlam das normais, sublinham suas singulares formas de ser e estar no mundo, seu estar sendo.
Portanto, trata-se de potencialização de narrativa vitais, eróticas com a escola, com e desde o educativo: experiências nas quais os sujeitos estão com seus corpos, presenças, biografias, desejos, trajetórias, preconceitos, pontos de vista. Educação como conversação-tensão-invenção-inquietação. Narrativas de movimentos que têm na corporalidades, na presença que vibra e na existência que afirma formas de ser educação, de ser vida.
O que têm a nos ensinar experiências anticoloniais, vitais, eróticas e desejantes de educação hoje? O que docentes e estudantes têm criado junto, nos cotidianos da escola e fora delas, desde os afetos, corpo e desejos? Que afirmações e lutas o diálogo com matrizes epistêmicas tão múltiplas como os Estudos Surdos, Estudos Culturais, Filosofia das Diferenças, Pedagogia das Diferenças, Descolonialidade, Teoria Cuir - entre outros – nos permitem seguir fazendo?
Convidamos todes a compor este dossiê conosco, partilhando experiências e acontecimentos educativos que nos provocam ao deslocamento, ao indagar, a imaginar, narrar e inventar outros mundos educativos possíveis.