Uma conversa com Alfredo Veiga-Neto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2020.54609

Palavras-chave:

entrevista, conversa, Michel Foucault, educação

Resumo

A entrevista foi realizada em 21 de julho de 2020, de modo remoto pelo zoom, atendendo ao momento pandêmico que vivemos no Brasil. Ela foi gravada e transcrita por Mychell Christiano Pires de Mello e Fabiana de Mesquita do Patrocínio Dias. Desde o Rio de Janeiro, Rosimeri e Heliana, e desde Porto Alegre, Alfredo, a entrevista-conversa acontece de modo itinerante para dar visibilidade e fazer ver e falar o trabalho dos estudos foucaultianos para o campo da educação.

Biografia do Autor

Rosimeri de Oliveira Dias, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Processos Formativos e Desigualdades Sociais, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Procientista UERJ. Jovem Cientista do Nosso Estado FAPERJ (2016/2019). Publicou Deslocamentos na formação de Professores, Análise e intervenção na formação de professores e Formação inventiva de professores, pela Editora Lamparina. Juntamente com Heliana de Barros Conde Rodrigues organizou a coletânea Escritas de si, pela Editora Lamparina. Coordenadora do Coletivo Oficinas de Formação Inventiva de Professores – OFIP. Editora da Revista Interinstitucional Artes de Educar. Suas pesquisas se articulam em torno dos estudos da formação inventiva de professores e suas análises e interfaces com Michel Foucault, políticas de cognição, estética da existência. 

Heliana de Barros Conde Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Psicóloga. Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), atua nos cursos de graduação em Psicologia e pós-graduação em Políticas Públicas e Formação Humana. Publicou recentemente: Ensaios sobre Michel Foucault no Brasil - presença, efeitos, ressonâncias (2016, Ed. Lamparina) e Análise Institucional, Genealogia, História Oral - fabricando intercessores em pesquisa e intervenção (2019, Ed. Appris). Juntamente com Rosimeri de Oliveira Dias, organizou a coletânea Escritas de si (2019, Ed. Lamparina). 

Downloads

Publicado

23-09-2020

Como Citar

DIAS, Rosimeri de Oliveira; RODRIGUES, Heliana de Barros Conde. Uma conversa com Alfredo Veiga-Neto. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1208–1232, 2020. DOI: 10.12957/riae.2020.54609. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/54609. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>